Esta coletânea está voltada para distintas situações clínicas nas quais se coloca a questão dos limites do trabalho psíquico, trabalho de Eros. Os artigos que a compõem contemplam, de forma integrada, elementos teóricos e clínicos relativos a vivências subjetivas que envolvem dificuldade quanto à capacidade de ligação e de representação.
Essa problemática é elaborada não somente pelo viés da dinâmica pulsional, mas também da dinâmica das relações objetais e, particularmente, a partir do plano da relação transferencial. Ou seja, são explorados diferentes fenômenos que nos interrogam sobre os limites de Eros inclusive ante os desafios que colocam à clínica psicanalítica, tendo em vista a singularidade de seu manejo. A questão dos limites do trabalho psíquico nas configurações subjetivas que parecem marcar a atualidade é também objeto de análise em vários textos desta coletânea.
Psicanalista, doutora em Psicanálise e Psicopatologia pela Universidade de Paris VII, sob orientação de Pierre Fédida. Pós-doutoramento pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Professora do Curso de Psicanálise e professora colaboradora do Curso de Psicossomática do Instituto Sedes Sapientiae (ISS). Membro dos Departamentos de Psicanálise e de Psicossomática do mesmo Instituto. Autora dos livros L’hypocondrie du rêve et le silence des organes: une clinique psychanalytique du somatique (Presses Universitaires du Septentrion, 1999), Corpo (Casa do Psicólogo, 2003) e Transtornos alimentares: anorexia e bulimia (Casa do Psicólogo, 2006).
Saiba maisPsicanalista; doutora em Psicanálise e Psicopatologia Fundamental pela Universidade de Paris; professora titular do Instituto de Psicologia da UFRJ – Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica; membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Pesquisadora do CNPq; autora e organizadora de diversos livros, entre eles "Excesso e trauma" (Appris).
Saiba mais
Psicanalista, mestre, doutora e pós-doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora e supervisora do curso Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae (ISS) – São Paulo e membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Desde 1975, dedica-se ao trabalho de consultório, grupos de estudo e supervisões clínicas. É autora do livro Encontro de mulheres: uma experiência criativa no meio da vida (Casa do Psicólogo, 2001); organizadora da coletânea O eu em ruína: perda e falência psíquica (Primavera Editorial, 2010; Blucher, 2021); e autora de trabalhos publicados em diversos periódicos e coletâneas científicas.
Saiba mais
Apresentação
Marta Rezende Cardoso
A face clínica do indivíduo insuficiente
Claudia Amorim Garcia
Sob a sombra de si: um eu em ruína
Eliane Michelini Marraccini
Os limites de Eros na melancolia e no luto
Elisa Maria de Ulhôa Cintra
A psicossomática no espectro da psicopatologia psicanalítica
Flávio Carvalho Ferraz
Mãe e filha... Uma relação tão delicada...
Maria Helena Fernandes
Responsabilidade e resposta no crime de abuso sexual
Maria Teresa de Melo Carvalho
Construções e figurabilidade em análise: vias de abertura à representação?
Marta Rezende Cardoso e Raquel Rubim del Giudice Monteiro
“A sexualidade ampliada no sentido freudiano”: breves considerações sobre psicanálise e direito
Paulo de Carvalho Ribeiro
Morrer em análise
Rubens Marcelo Volich
Sobre as bordas na clínica com as psicoses e na construção dos objetos no laço mãe-bebê
Silvana Rabello
Sobre os autores