Dois aspectos chamam a atenção nesta obra: no primeiro, vemos um autor que escreve sobre um assunto com uma segurança e domínio difíceis de serem encontrados em livros escritos por professores ou mesmo profissionais de iluminação ou, em contexto mais geral, de instalações elétricas. Não tem a vivência e a bagagem práticas que transparecem em cada linha deste texto. A experiência do autor, como professor adjunto na Universidade Federal de Minas Gerais e como diretor de indústria do ramo, contribui decisivamente para que a exposição dos assuntos seja clara, obtendo-se um texto sem colocações exageradamente acadêmicas, prático, mas que nunca se afasta do rigor científico.
O segundo aspecto a ser destacado é o da modernidade. O Prof. Araújo Moreira chama atenção do leitor para novos métodos, equipamentos e tecnologias que estão aparecendo, recheando suas colocações com comentários de presença rara em livros estrita ou demasiadamente acadêmicos. São justamente esses comentários, essas observações - evidências do trato diário com a questão - que enriquecem sobremaneira o texto. E elas são uma constante ao longo do livro.
Estruturalmente, a obra se divide em dez capítulos, expostos na seguinte ordem: 1. Luz, princípios gerais (espectro, radiações, visão humana, cores); 2. Grandezas e unidades luminotécnicas; 3. Fotometria; 4. e 5. Lâmpadas incandescentes, de descarga elétrica, indução, eletroluminescentes; 6. Luminárias. Os três capítulos seguintes abordam os projetos de iluminação propriamente ditos, com sugestões, métodos e processos de cálculo, tratando, respectivamente, de iluminação de interiores, iluminação por projetores e iluminação pública. O último capítulo trata da conservação da energia na iluminação.
A obra é ideal para engenheiros no pleno exercício de suas atividades e/ou para estudantes de engenharia. O livro é também muito acessível aos arquitetos e técnicos que, mesmo desconhecendo os fundamentos teóricos da iluminação, encontram bastante utilidade em seus ensinamentos.
Superintendente Regional do Instituto Euvaldo Lodi IEL/MG. Formado em Engenharia pela UFMG, exerceu atividades Acadêmicas e empresariais, tais como: Diretor Técnico da Tecnowatt Iluminação Ltda; Diretor da Fundaçao Centro Tecnológico de Minas Gerais - CETEG; Professor Titular e Diretor do Instituto Politécnico da Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG; Professor Adjunto da Escola de ENgenharia da Universidade Fedeal de Minas Gerais. Engenheiro do Depto. de Lâmpadas e Iluminação da General Electric S.A.
Saiba mais
1 - Luz, princípios gerais
2 - Grandezas e unidades utilizadas em iluminação
3 - Noções de fotometria
4 - Lâmpadas elétricas incandescentes
5 - Lâmpadas de descarga elétrica
6 - Aparelhos de iluminação
7 - Iluminação de interiores
8 - Iluminação por projetores
9 - Iluminação pública
10 - Conservação de energia na iluminação
índice