R$ 111,00
ou até 2x de R$ 55,50
No novo contexto do setor elétrico, e em particular da qualidade da energia elétrica, consumidores são cada vez mais informados quanto ao impacto dos distúrbios sobre seus processos, concessionárias são mais preocupadas em atender os seus clientes dentro dos padrões estabelecidos pelos órgãos reguladores, além dos fabricantes deverem atentar aos níveis de imunidade de equipamentos sensíveis.
É nesta conjuntura que os autores se motivaram a escrever este livro, que tem por objetivo apresentar os principais indicadores de qualidade da energia elétrica bem como formas alternativas de sua estimação, de modo a tornar os sistemas de monitoramento e gerenciamento da qualidade da energia elétrica bem mais capazes, eficientes e econômicos.
O livro aborda quatro aspectos principais da qualidade da energia elétrica, relacionados com as interrupções no fornecimento, com as variações de tensão de longa e de curta duração e com as distorções harmônicas.
Estes fenômenos de qualidade da energia elétrica merecem grande interesse pelos profissionais envolvidos, principalmente em função de seus impactos técnicos e econômicos.
Engenheiro Eletricista, EPUSP - 1982, Mestre em Engenharia Elétrica, EPUSP - 1988, Ph.D em Engenharia Elétrica, Universidade de Londres - 1993.
Saiba mais
Obteve o diploma de engenheiro mecânico-eletricista, os títulos de livre-docente, professor catedrático e professor emérito em 1955, 1964, 1968 e 2001, respectivamente, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Foi docente dessa mesma escola de 1959 a 1990, na qual foi o responsável pela criação e pela formação do grupo de Sistemas de Potência. A par da atividade acadêmica, participou ativamente dos principais projetos de desenvolvimento do sistema elétrico brasileiro nas décadas de 1970 e 1980. Foi autor de livros e de inúmeros trabalhos acadêmicos e profissionais.
Saiba mais
Recebeu os diplomas de graduado e mestre em Engenharia Elétrica e o título de livre-docente em Engenharia Elétrica em 1982, 1989 e 2005, respectivamente, todos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). É PhD em Engenharia Elétrica pela Universidade de Londres (1994) e realizou seu pós-doutorado na Universidade de Akron (Estados Unidos) em 2003. É docente da EPUSP desde 1985, ocupando atualmente o cargo de professor associado. Tem experiência na área de sistemas elétricos de potência, atuando principalmente em cálculo elétrico de redes equilibradas e desequilibradas, incluindo o desenvolvimento dos correspondentes modelos computacionais.
Saiba mais
1 - Introdução
1.1. Considerações iniciais
1.2. Estrutura do livro
2 - Qualidade de Serviço
2.1. A natureza das interrupções do fornecimento
2.3. Estimação dos indicadores
3 - Variações de Tensão de Longa Duração
3.1. Introdução
3.2. Definição de indicadores para a tensão
3.3. Definição de indicadores para desequilíbrio de tensão
3.4. Cálculo da tensão e do desequilíbrio em redes elétricas
3.5. Fluxo de potência. redes radiais
3.6. Fluxo de potência. redes em malha
3.7. Estimação de estados
4 - Variações de Tensão de Curta Duração
4.1. Introdução
4.2. Efeitos de VTCDs sobre equipamentos. curvas de sensibilidade
4.3. Área de vulnerabilidade às VTCDs
4.4. Medição de VTCDs
4.5. Indicadores de VTCDs
4.6. Estimação de indicadores de VTCDs
5 - Distorções Harmônicas
5.1. Introdução
5.2. Cargas não lineares e distorção harmônica
5.3. Análise de sistemas elétricos na presença de cargas não lineares
5.4. Indicadores de distorção harmônica e valores de referência
5.5. Distorção harmônica em sistemas trifásicos
5.6. Ressonância paralela
5.7. Ressonância Série
5.8. Fluxo de potência harmônico
5.9. Estimação de distorções harmônica a partir de medições