Esta nova edição da obra Elementos para Projetos em Perfis Leves de Aço, do falecido Prof. Antonio Moliterno, foi, na verdade, totalmente reescrita, dadas as profundas mudanças nas técnicas de projeto dessas estruturas ocorridas nos anos passados desde a primeira edição.
Na época, eram usadas no mercado brasileiro, predominantemente, as normas americanas AISI e AISC de tensões admissíveis (ASD, Allowable Stress Design). Hoje, devem-se utilizar as Normas Brasileiras para esse tipo de estrutura, a ABNT NBR 14762:2010 e a ABNT NBR 6355:2012, formuladas em termos de estados-limite (LRFD, Load and Resistance
Factor Design). São as adotadas nesta edição. No que tange às unidades, se utilizavam, na época, ao mesmo tempo as unidades do sistema técnico (kgf, m, s) e as do sistema inglês (libras, polegadas, s), essas últimas por se empregarem algumas fórmulas empíricas das normas americanas, de difícil conversão. Nesta edição, optamos por mudar todas as unidades para as do SI – Sistema Internacional (kg, m, s), oficiais do Brasil.
Esta edição se propõe a ser um manual o mais atualizado possível para auxiliar o Engenheiro praticante e o estudante de Engenharia no dimensionamento de estruturas de aço compostas de perfis formados a frio. Para tanto, dispõe das tabelas necessárias e de programas computacionais simples.
Saiba mais
Engenheiro Civil, Professor da Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie, Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Alvares Penteado e Faculdade de Engenharia São Paulo.
Saiba mais
1. Perfis formados por chapas dobradas a frio
2. Aços empregados
3. Introdução da segurança em estruturas
4. Nota sobre a estabilidade das estruturas
5. Peças tracionadas
6. Peças comprimidas
7. Peças sob flexão simples
8. Peças sob flexão composta
Referências bibliográficas
Anexo A – Seções transversais dos perfis formados a frio indicados
pela ABNT NBR 6355, de 2012
Anexo B – Forças normais e momentos fletores críticos de perfis
formados a frio abordados por Pierin, Silva e La Rovere (2013)