As estruturas das edificações devem ser verificadas para a situação de incêndio por exigência de legislação estadual ou pelo Código de Defesa do Consumidor.
O autor dedica-se a pesquisar esse assunto há mais de 20 anos e reconhece a pouca difusão que o tema tem no meio técnico. Em vista disso e aproveitando-se da recém-publicada norma brasileira sobre projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio, resolveu contribuir com o engenheiro de estruturas escrevendo este livro.
Com base principalmente na norma brasileira ABNT NBR 15200:2012, nas Instruções Técnicas do CBPMESP e na norma europeia Eurocode 2 parte 1.2, discorreu-se sobre diversos tópicos de interesse para o correto projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio.
No capítulo 1, apresentam-se alguns incêndios históricos e sua influência na legislação brasileira. No capítulo 2, discorre-se sobre a segurança contra incêndio nas edificações e os principais aspectos que interferem na segurança das estruturas. Os capítulos 3 e 4 são dedicados à modelagem simplificada do incêndio e ao comportamento dos materiais a altas temperaturas. Nos capítulos 5 e 6, apresenta-se a forma de se determinar ações e resistências na situação excepcional de um incêndio e o tempo requerido de resistência ao fogo (TRRF). Seguem-se nos capítulos 7 a 9 os métodos simplificados e normatizados para o dimensionamento de lajes, vigas e pilares em incêndio. No capítulo 10, divulgam-se ferramentas para dimensionamento, alternativas às detalhadas na norma brasileira. No capítulo 11, incluem-se alguns exemplos de aplicação. Os anexos compreendem informações complementares aos capítulos do corpo principal do livro, alguns subsídios para pesquisadores e incluem-se dados para o dimensionamento de concreto de alta resistência conforme norma europeia.
Professor doutor do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Autor de 5 livros e de mais de 100 artigos publicados. Coordenador do programa de pós-graduação em engenharia civil da EPUSP (2003-2005). Membro de mais de uma dezena de comissões de estudo da ABNT sobre estruturas de aço. http://www.lmc.ep.usp.br/people/valdir
Saiba mais
1 Introdução
2 Segurança contra incêndio
3 O incêndio
4 Comportamento dos materiais estruturais
5 Segurança das estruturas em situação de incêndio
6 Tempo requerido de resistência ao fogo
7 Dimensionamento de vigas de concreto
8 Dimensionamento de lajes de concreto
9 Dimensionamento de pilares de concreto
10 Métodos alternativos de dimensionamento
11 Exemplos de aplicação
Anexo A Classificação das edificações e áreas de risco quanto à ocupação
Anexo B Cargas de incêndio específicas (ABNT NBR 14432:2001)
Anexo C Incêndio natural compartimentado – curvas paramétricas
Anexo D Interação entre elementos estruturais
Anexo E Método gráfico para dimensionamento de vigas de concreto armado
Anexo F Isotermas de seções transversais de pilares sujeitas ao incêndio-padrão nas quatro faces
Anexo G Concreto de alta resistência (CAR)
Referências bibliográficas