Aristides Almeida Rocha, professor titular da USP, ex-diretor da Faculdade de Saúde Pública e professor emérito, mestre e doutor pelo Instituto de Biociências da USP, com bolsas de estudo da OMS e de pós-doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), estagiou e visitou laboratórios da Environmental Protection Agency (EPA), nos Estados Unidos, e do Institut National de Recherche Chimique Appliqueé (IRCHA), na França, além de outras instituições.
Como consultor e assessor da OPS/OMS, do BID, da United Nations Industrial Development Organization (Unido), e de outras entidades nacionais, desenvolveu missões no exterior, percorrendo vários países, e em todo o território nacional. Possui inúmeros trabalhos técnico-científicos publicados em revistas e apresentados em congressos, além de livros, destacando-se: “Do lendário Anhembi ao poluído Tietê”, “O problema dos agrotóxicos no ambiente”, “O oceano em crise”. “Reflexões de um biólogo”, “Ciências do ambiente, saneamento e saúde pública”, e “Fatos históricos do saneamento”.
Em coautoria com o Prof. Samuel Murgel Branco, publicou Poluição, proteção e usos múltiplos de represas (em fase de reedição) e Elementos de ciências do Meio Ambiente; e, com este autor e com a Profa. Ivane Padilha de Soeiro Rocha, Ecologia (Manual do Professor e Manual do Aluno) 5a a 8a séries do 1o grau.
Para a Editora Atheneu, editou, com os Profs. Chester Luiz Galvão Cesar e Helena Ribeiro, o livro, já na 2a edição, Saúde Pública: Bases Conceituais, e participou do capítulo “Saúde Ambiental e Ocupacional”.