A teoria dos grafos é um ramo da Matemática de desenvolvimento relativamente recente, que tem crescido de forma explosiva. Para isso, tem contribuído a sua larga aplicação na modelagem de problemas de distribuição, tráfego e organização de processos, além de outros problemas essenciais, característicos da segunda metade do século XX e do início do século XXI.
O livro técnico-científico feito ad-hoc, em todo o mundo, foi sempre a porta de entrada para os cursos universitários de nível de graduação. Com a teoria dos grafos não foi diferente: um grande número de autores preparou seus textos de forma a permitir o uso nesse nível, em muitos casos com a adição de capítulos mais sofisticados que permitiriam ao estudante ir adiante.
Esta obra é, também, destinada a alunos de graduação: os autores puderam observar a existência de uma demanda reprimida por um livro que permitisse, exatamente, a introdução e alguma prática com os conceitos da teoria e suas aplicações.
O uso de grafos traz novos recursos a diversas especialidades de engenharia e, ainda, a administração, ciências sociais, economia e biologia, além das licenciaturas em matemática, física e química.
Os autores procuraram apresentar um texto útil à formação nessas diferentes especialidades, dentro das possibilidades trazidas por sua experiência profissional. A contrapartida que esperam, em termos de conhecimento, é exatamente das possíveis omissões por acaso observáveis.
Professor da Área de Pesquisa Operacional - Programa de Engenharia de Produção COPPE/UFRJ - Pesquisador do CNPq.
Saiba maisProfessor da Área de Pesquisa Operacional Programa de Engenharia de Produção COPPE/UFRJ.
Saiba mais
Capítulo 1: Primeiras ideias
Capítulo 2: Conceitos básicos de grafos
Capítulo 3: Problemas de caminhos
Capítulo 4: Problemas de interligação
Capítulo 5: Subconjuntos especiais
Capítulo 6: Problemas de coloração
Capítulo 7: Fluxos em grafos
Capítulo 8: Ciclos e aplicações
Capítulo 9: Grafos planares