Este livro contém os principais pensamentos, propostas e projetos desenvolvidos por Gui Bonsiepe, desenvolvidos durante a sua peregrinação por diversos países latino-americanos ao longo dos últimos 40 anos. Ele é uma das maiores referências mundiais sobre o Design dos países Periféricos, refletindo sobre as dificuldades impostas pelos países do Centro para que se desenvolva um Design autônomo nos países dependentes. Tem se manifestado contra certos modismos do design epidérmico, onde as soluções privilegiam a estética, atendendo apenas aos apelos de mercado, sem trazer contribuições efetivas para a melhoria intrínseca do produto.Tem criticado também o ensino do Design, dominado pelo academicismo exagerado, onde os alunos aprendem a "discursar" sobre o objeto, sem adquirir habilidades práticas para materializá-lo. Coerente com essa postura, o autor apresenta diversos casos de desenvolvimento de produtos, onde ilustra a aplicação das técnicas e metodologias de projeto. Com isso, os profissionais e estudantes de design poderão contribuir mais efetivamente para o desenvolvimento industrial, econômico e social dos países latino-americanos.
De acordo com essa postura documenta projetos de design industrial de baixa e alta complexidade, como brinquedos e sistemas de móveis até maquinaria agrícola, entre eles alguns cases desenvolvidos na primeira fase (1983-1987) do LBDI - SC (Laboratório Brasileiro de Desenho Industrial, Santa Catarina). Inclui também a descrição do design emblemático da sala de gestão cibernética do Projeto SYNCO ou CYBERSYN (Santiago, Chile, 1972-1973).
estudou design na hfg-ulm (Hochschule für Gestaltung, Ulm) (1955-1959), onde atuou também como professor titular do Departamento de Design Industrial e Comunicação Visual, até o seu fechamento, em 1968. Após isso, mudou-se para América Latina. No Chile, participou de um programa de assessoramento às pequenas e médias empresas em questões de design industrial (1968-1970) e criou a área de Desenvolvimento de Produtos no Comitê de Investigações Tecnológicas (1971-1973). Na Argentina, criou a área de Desenvolvimento de Produtos, no Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (1974-1976). No Brasil, criou e coordenou o Laboratório Brasileiro de Desenho Industrial - lbdi, em Florianópolis (1984-1987). Trabalhou em escritórios de projeto e foi docente em diversas universidades latino-americanas, europeias, norte-americanas e asiáticas, como a Escola Superior de Desenho Industrial - esdi (Rio de Janeiro), Universidade de Ciências Aplicadas (Köln) e Universidade das Artes (Zurich). Ocupou a vice-presidência do International Council of Societies of Industrial Design - icsid (1973-1975). Publicou diversas obras sobre design industrial e comunicação visual, destacando-se: Teoria e pratica del disegno industriale (Milão, 1975), A
Apresentação Freddy van Camp
Apresentação do livro A Tecnologia da Tecnologia Darcy Ribeiro
Prefácio do autor
Ensaio
Design e crise
Entre resignação e esperança
Assimetria tecnológica - um dilema da Periferia
Fissuras no industrialismo
Design industrial para a pequena e média empresa
Fragmentos do design industrial na América Latina
Materialidade do ensino do design - antagonismos na Bauhaus
Da forma à produção da forma
Ensino de conhecimento versus ensino de know-how
Metodologia clássica e metodologia alternativa
Habitat e objeto - afinidade e diferença
Entrevistas
Projeto político e projeto tecnológico
A necessidade de novas respostas
Projetos
Introdução
1 Sistema de móveis para administração pública
2 Caixa metálica para transporte na indústria metalúrgica
3 Instrumento para colher amostras de sangue de diabéticos
4 Carcaça de um compressor experimental para geladeiras
5 Equipamento odontológico
6 Debulhadora de pequeno porte
7 Balancim
8 Chanfradeira
9 Máquina de lapidação
10 Brinquedos de madeira
11 Corta-palha
12 Cortadora de erva-mate
13 Caneta
14 Fachada de um aparelho de ar condicionado
15 Medida para leite em pó
16 Opsroom - Interface de uma sala de gestão cibernética
Notas de referência
Participantes nas diferentes equipes de projeto
Imagens