O design, por ser uma atividade abrangente e transversal, açambarca em si conteúdos multidisciplinares presentes desde a liberdade das artes à técnica das engenharias. Isso faz com que o design seja um terreno rico e fértil, para pessoas de perfis e habilidades distintas. Por esse motivo, o design atrai, no seu amplo espectro de atuação, perfis propícios à criatividade, inovação e inventividade, além de habilidades tecnológicas e artísticas, áreas essas que, no design, dialogam com as sociais e humanas, culturais e antropológicas, por meio do comportamento, emoção e fruição dos produtos e serviços concebidos pelos designers que buscam a promoção de um mundo melhor.
Este livro narra o meu percurso no design, desde as influências recebidas na infância, passando pela formação acadêmica e atuação profissional, bem como discorre sobre os aspectos teóricos e conceituais como professor universitário, o que também me levou à gestão superior como reitor. Essa trajetória profissional e de vida se entrelaça e se alimenta sempre guiada pelo design.
Espero que este percurso narrativo possibilite maior conhecimento sobre essa fascinante atividade profissional, por meio da vida e obra de quem viu e viveu, a seu modo, o design.
Dijon De Moraes
É designer, escritor, conferencista e professor. Ph.D em Design pelo Politecnico di Milano na Itália, com pós-doutoramento no mesmo instituto onde é colaborador constante dentre outras universidades italianas e européias.
Ele ainda ocupou por duas vezes o cargo de reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG. É autor dos livros Limites Do Design, Análise do Design Brasileiro e Metaprojeto: o design do design. Idealizador e editor da “Coleção Cadernos de Estudos Avançados em Design” a maior do gênero no Brasil com treze volumes bilíngues publicados.
Saiba mais