Engenharia bioquímica
Esta edição, revista e ampliada, da série Biotecnologia Industrial, é uma contribuição de grande importância teórica e prática para os múltiplos temas abrangidos pelo assunto. É uma obra toda ela elaborada por autores nacionais, coordenados por quatro professores de vasta experiência, representando a condição atual dos estudos e aplicações subordinados ao campo que dá o título à série. O estudo da Biotecnologia Industrial não deve ser entendido como apenas uma descrição, mais ou menos pormenorizada, de processos biotecnólogicos de interesse prático. Em que pesem a necessidade e a importância dessa descrição, não é ela suficiente para formar a almejada estrutura mental do futuro profissional.
Exatamente dentro desta idéia geral, o presente volume, constituído por 22 capítulos, aborda os aspectos relacionados com a Engenharia dos processos biotecnólogicos, ou seja, a Engenharia Bioquímica, na qual se busca com frequência a mencionada descrição de certas operações necessárias para a condução de um processo, mas igualmente preocupa-se com a abordagem quantitativa dos fenômenos básicos envolvidos, concluindo, quando possível e pertinente, com o dimensionamento da operação.
Assim, o leitor encontra, entre outros, capítulos relacionados com as operações de esterilização (de equipamentos, meios de cultura e ar), cinética dos processos fermentativos, modelagem matemática, análise de biorreatores, transferência de oxigênio, ampliação de escala, recuperação de produtos, construção de equipamentos, controle de processo, análise econômica, etc.
Cumpre destacar que completam esta Coleção mais três volumes, O Volume 1: Fundamentos é dedicado aos aspectos mais básicos da biotecnologia como a microbiologia, genética, enzimologia, caminhos metabólicos, etc., enquanto que os Volumes 3 e 4 (Volume 3: Processos Fermentativos e Enzimáticos; Volume 4: Biotecnologia na produção de Alimentos) dedicam-se à descrição de importantes processos na produção industrial.
Nasceu em 1929 e graduou-se em Agronomia pela Universidade de São Paulo (USP), onde também obteve seu doutorado e demais títulos universitários. Fez especialização em destilarias e fermentações industriais na França e na Espanha. Colaborou como professor em suas especialidades na hoje Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Botucatu. Foi pesquisador e vice-diretor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq-USP). Lecionou na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, onde também foi orientador de teses de mestrado e doutorado. Foi professor na Escola de Engenharia Mauá do Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul, onde ministrou aulas de Tecnologia dos Produtos Agropecuários e de Fermentações. Foi membro fundador, membro do conselho diretor e, posteriormente, diretor da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz. Participou de comissões especializadas no desenvolvimento do uso de etanol como combustível alternativo durante o período de atividade do Programa Nacional do Álcool (Proálcool) e foi consultor de empresas nacionais e internacionais em tecnologias agroindustriais. É professor aposentado da USP e continua a dar sua colaboração técnica à Esalq, a outras universidades e a empresas agrozootécnicas. É autor de artigos e livros técnico-científicos.
Saiba mais
Possui graduação (1966) e doutorado (1971) em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (USP). Aposentou-se em 1998 como professor titular do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP (EPUSP) e até 2018 foi professor visitante no Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em 1975, fundou o Agrupamento de Biotecnologia do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), atual Laboratório de Biotecnologia Industrial, foi consultor e desenvolveu pesquisas para várias empresas nesse agrupamento até 1995. Tem experiência na área de engenharia química, com ênfase em processos bioquímicos, e atua principalmente nos seguintes temas: cultivo de Aspergillus para a produção de enzimas, fermentação alcoólica de amiláceos, transferência de oxigênio em biorreatores, tratamento biológico de águas residuárias, além de outros processos biológicos de interesse industrial. É autor de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais.
Saiba maisProfessor Titular da Universidade de São Paulo da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Departamento de Tecnologia Bioquímica-Farmacêutica.
Saiba maisProfessor Pleno do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.
Saiba mais
ENGENHARIA BIOQUÍMICA: UMA APLICAÇÃO SUI GENERIS
1 - DA ENGENHARIA QUÍMICA
2 - MICRORGANISMOS E MEIOS DE CULTURA PARA UTILIZAÇÃO INDUSTRIAL
3 - ESTERILIZAÇÃO DO EQUIPAMENTO
4 - ESTERILIZAÇÃO DE MEIOS DE FERMENTAÇÃO POR AQUECIMENTO COM VAPOR
5 - ESTERILIZAÇÃO DE AR
6 - CINÉTICA DE PROCESSOS FERMENTATIVOS
7 - MODELAGEM MATEMÁTICA E SIMULAÇÃO DE PROCESSOS FERMENTATIVOS
8 - BIORREATORES E PROCESSOS FERMENTATIVOS
9 - FERMENTAÇÃO DESCONTÍNUA
10 - FERMENTAÇÃO DESCONTÍNUA ALIMENTADA
11 - FERMENTAÇÃO SEMICONTÍNUA
12 - FERMENTAÇÃO CONTÍNUA
13 - FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO
14 - AGITAÇÃO E AERAÇÃO EM BIORREATORES
15 - VARIAÇÃO DE ESCALA
16 - REATORES COM CÉLULAS IMOBILIZADAS
17 - REATORES COM ENZIMAS IMOBILIZADAS]
18 - AUTOMAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS FERMENTATIVOS
19 - OPERAÇÃO DE INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS DE FERMENTAÇÃO
20 - CONSTRUÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE FERMENTAÇÃO
21 - PURIFICAÇÃO DE PRODUTOS BIOTECNOLÓGICOS
22 - ASPECTOS ECONÔMICOS