Estabelecimento de uma atuação filosófica-científica para se inovar efetivamente
R$ 95,00
Este livro é uma obra técnica, que visa explicar e desmembrar todos os fatores e situações que permeiam a inovação, tornando-a mais factível quanto a elaboração, realização e resultante.
A obra se destina a qualquer pessoa e organização que já efetue projetos ou atividades de inovação e precise exatamente aprimorar os conhecimentos quanto o que é e como se efetivar a inovação.
O livro não visa redefinir o conceito de inovação, e ao contrário, já utiliza e explana os conceitos e definições das Teorias da Inovação. O livro, sim, traça e exemplifica situações e fatos que podem ocorrer, e que esses, de uma forma ou outra, possam corroborar ou tolher as iniciativas de inovação.
Quaisquer pessoas, empresas privadas, fundações e intuições de ensino podem se valer do conteúdo, a fim de evoluir com as atividades que visem realizar ou explanar a inovação.
Professor de Engenharia Mecânica e Energia na UNESP e UNISAL, pesquisador para obtenção de hidrogênio-verde (pelo IPBEN, Instituto de Pesquisa em Bioenergia da USP, UNICAMP, UNESP), designer e engenheiro de produtos, consultor empresarial, gestor de riscos operacionais e de projetos corporativos, com atuação em sistemáticas da qualidade.
Saiba mais
1. Princípios da Inovação
1.1. Transcrevendo o conceito de Inovação
1.2. Obtendo a Inovação – princípios e abordagem
2. A decisão
2.1. O Ciclo Decisório
2.2. Ação: Função, Valor e Atividade
2.3. Propósito, elaboração e realização (resultados)
2.4. Intelecção e Interlocução – ponto de vista, opinião e argumentação (relações entre pessoas – liderança e equipe – presunção, suposição, análise e comprovação)
2.5. Análise da relevância (primária e secundária) e seletividade dos aspectos consideráveis
2.6. Incertezas, perspicácia, diagnóstico, receituário e prognóstico
2.7. Exames, Análises e Engendramentos (Sínteses)
2.8. Interesse (visão) Individual e Interesse (visão) coletivo
2.9. O Respaldar e o alinhar (expectativas): a diferença entre convicção e teimosia é diretamente proporcional ao discernimento da interlocução
2.10. Definição dos parâmetros como forma de medida do valor (como meio de fundamentação da Inovação)
3. As normas como influência da Inovação (‘-nomia’)
3.1. Anomia
3.2. Isonomia
3.3. Antinomia
3.4. Autonomia e Heteronomia
3.5. A proposta neologista do termo “Hipernomia” (excesso de normas ou regras)
3.6. O equívoco do estabelecimento de uma anormalidade como uma normalidade
4. A contradição funcional – razões e motivos que propiciam ou tolhem a Inovação
5. O índice da elaboração, realização e resultante de Inovação
5.1. Divergências e convergências entre abordagem pragmática e abordagem inovadora (lógicas objetiva e subjetiva)
5.2. Estratégia via Inovação
5.3. Considerações quanto ao Índice da Elaboração, Realização e Resultante de Inovação
5.4. Aplicação e Utilização do Índice de Inovação em relação a outros índices existentes
5.5. A confusão que há no entendimento e utilização de conceitos aplicáveis à Inovação
Referências