A psicanálise é um tipo de tratamento psicoterápico que tem seu fundamento e sua potência no encontro afetivo, profundo e confiável entre duas pessoas. O analista está em função do paciente, tal como um adulto se coloca para interagir e brincar com uma criança; ele está presente, está verdadeiramente a serviço do paciente, da compreensão de quem ele é, dos seus problemas, de seus sofrimentos, e age para que cada paciente encontre seu caminho, seu modo de ser no mundo de acordo com suas possibilidades e limitações, enfim, encontre um lugar para viver, para ser ele mesmo, consigo e com os outros.
A obra de Winnicott, centrada na sua preocupação em cuidar para que tais objetivos sejam alcançados – sem dirigir ou funcionar como coach, mas como quem serve de real apoio para que cada um faça seu caminho – oferece, tal como buscamos mostrar neste livro, a compreensão teórica e prática da psicoterapia psicanalítica, considerando o processo de desenvolvimento socioemocional dos indivíduos.
Professor associado (livre-docente) do Instituto de Psicologia da USP. Autor de Por que Winnicott? (2016, Zagodoni); Psicanálise do SER (2020, EDUSP); Teorias psicanalíticas do desenvolvimento: estudo histórico-crítico-comparativo. (Volume 1. Origens e consolidação [2022], Volume 2. Atualidade [2024, no prelo], Blucher); Winnicott & companhia (Volume 1. Winnicott e Freud e Volume 2. Winnnicott, Klein e Ferenczi, 2022, Blucher); dentre outros títulos.
Saiba mais
Doutora pelo Instituto de Psicologia da USP. Realizou o estudo: “Addiction diagnosis, treatment and skills” no King’s College da Universidade de Londres. É membro do Núcleo Espaço Potencial do Instituto Sedes Sapientiae, onde é professora do curso “Winnicott: experiência e pensamento”. É também professora do curso de Formação em Psicanálise do CEP. Autora do livro Relacionamentos adictivos. Vício e dependência do outro (CLA, 2016).
Prefácio
Elias Mallet da Rocha Barros & Elisabeth Mallet da Rocha Barros
Introdução
Leopoldo Fulgencio & Lygia Vampré Humberg
Parte I. Leopoldo Fulgencio
1. A ética do cuidado psicanalítico: a conjunção de uma cura pela palavra com uma cura pela experiência
2. A compulsão à repetição como um impulso para a reparação
3. O tratamento do trauma para a psicanálise
4. Vulnerabilidade e resiliência
Parte II. Lygia Vampré Humberg
5. Adicções aos objetos e aos outros
6. Tipos de relacionamentos adictivos
7. Tipos de pessoa e tipos de comunicação no processo analítico
8. A fobia persistente: o pavor da aniquilação do self
9. Mães de bebês em UTI neonatal
Parte III. Leopoldo Fulgencio & Lygia Vampré Humberg
10. A busca de si mesmo e da identidade nas transformações corporais
11. Self-harm: uma ação paradoxal que destrói e busca a si mesmo
Referências