Este livro, além de ser introdução aos os tensoativos, propicia para quem trabalha com eles um melhor entendimento da sua aplicação.
No primeiro capítulo, são discutidos os tipos de tensoativos e como se comportam em solução. São também associadas a esses comportamentos algumas de suas aplicações. Tal introdução permite ao leitor partir para o aprofundamento do assunto nos outros capítulos.
O segundo capítulo discute as propriedades e as principais formas de produção de tensoativos. O texto também demonstra que o conhecimento da estrutura molecular e da forma de obtenção dos tensoativos serve ao entendimento de suas propriedades, principalmente em sua aplicação.
Nos demais capítulos, cada característica ou propriedade dos tensoativos é discutida profundamente. Neles, reduziu-se a utilização de deduções matemáticas ou de cálculos sofisticados, buscando o entendimento das propriedades físico-químicas envolvidas nas aplicações de tensoativos da forma mais simples possível, sendo as aplicações mais específicas dos tensoativos discutidas no último capítulo.
A obra é voltada para técnicos químicos, químicos, engenheiros químicos e profissionais que necessitam de conhecimentos para entender processos, análises, aplicações, formulações e propriedades de produtos formulados com tensoativos. Contribui ainda para o desenvolvimento de produtos que os utilizam em suas formulações, bem como para o desenvolvimento e aplicações de novos tensoativos.
É químico e mestre em físico-química pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo e tem especialização em tensoativos pelo Institute for Applied Surfactant Reasearch - Oklahoma University - EUA. Atuou por dezenove anos em pesquisa e desenvolvimento de tensoativos para aplicações em agroquímicos, cosméticos, detergentes, couros, têxtil e fluidos hidráulicos na Oxiteno S.A. Desde 1990 atua na docência de nível superior, sendo atualmente professor dos cursos de química e engenharia química da Faculdade de São Bernardo do Campo e da Universidade do Grande ABC.
Saiba mais
1 Introdução e primeiros conceitos
2 Tipos de tensoativos
3 Tensão superficial - a superfície líquido-gás
4 Adsorção - A superfície líquido-sólido
5 Capilaridade e umectação
6 Micelas e outros agregados
7 Solubilização micelar e microemulsões
8 Emulsões
9 Espumas
10 Suspensões
11 Aplicações dos tensoativos
Índice remissivo