Textos teóricos e seminários clínicos
R$ 170,00
ou até 3x de R$ 56,67
Este livro reúne alguns artigos dos anos 1970 e 1980 do psicanalista italiano Armando B. Ferrari, que viveu por mais de 30 anos no Brasil e foi membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Partindo das teorias de Freud, Klein e Bion, esses artigos esboçam as suas principais hipóteses sobre o papel do corpo no nascimento e no funcionamento da mente, explanadas em seus dois livros principais: O Eclipse do corpo e A aurora do pensamento. A segunda parte do livro é dedicada à transcrição de seminários de supervisão clínica que aconteceram na Itália, dos anos 1980 até a morte de Ferrari. Aqui, encontramos várias aplicações clínicas de sua abordagem psicanalítica. Entre os assuntos tratados, destacam-se a relação corpo-mente, a psicanálise com crianças e adolescentes, a função da Relação Analítica, e o trabalho com psicóticos.
Psicólogo e psicanalista, membro do Centro Studi Martha Harris e da Tavistock Society of Psychotherapists. Docente em várias escolas de psicoterapia psicanalítica, colabora com revistas especializadas, italianas e estrangeiras, sobre os temas da relação corpo-mente, da psicanálise de crianças e adolescentes e da relação entre filosofia e psicanálise. É sua a organização da edição inglesa das obras de A. B. Ferrari, From the eclipse of the body to the dawn of thought, por conta da Free Association Books e, em colaboração com Fausta Romano, de Prendere corpo, pela FrancoAngeli. Ainda, pelo International Journal of Psychoanalysis, publicou “‘Psyche is extended: from Kant to Freud”.
Psicóloga e psicoterapeuta do indivíduo e da família, desenvolve atividade clínica e supervisões clínicas individuais e em grupo. Como psicóloga responsável junto ao Serviço de Saúde Mental de Roma, foi discípula e colaborou com o prof. Armando B. Ferrari de 1985 a 2006, ou seja, até o final da vida de seu mentor. Um ano antes, em 2005, Ferrari fundou o Istituto Psicoanalitico di Formazione e Ricerca “A.B. Ferrari”, do qual Fausta Romano é presidente desde 2006. Publicou artigos sobre psicose e adolescência. Em colaboração com G. Margherita, organizou o número 38 da revista Funzione Gamma, “Adolescenti, gruppo e nuove rappresentazioni al tempo di Internet”. Contribuiu com o número 47 da mesma publicação, “Polifonia del corpo in psicoanalisi”, com um artigo intitulado “Da soma a psiche. Il viaggio dei sapiens”, junto com Anna Siniscalco e Roberto Seghetti. Com Paolo Carignani organizou o livro Prendere corpo, publicado pela editora FrancoAngeli em 2006.
Sobre o autor
Prefácio
Ana Maria Stucchi Vannucchi
Introdução
Paolo Carignani
Parte I Textos teóricos
1. Tendências atuais da técnica psicanalítica
2. Contribuição ao estudo de uma função: a função beta
3. Klein, teorias do objeto. Símbolo, representações e objeto concreto
4. Eclipse do objeto concreto
5. O eclipse do objeto originário concreto
6. Relação analítica: sistema ou processo?
7. A proposição analítica
Parte II Seminários clínicos
8. Técnica psicanalítica com crianças
9. A pré-adolescência
10. O adolescente em análise
11. Semelhanças na abordagem técnica com pacientes psicóticos e adolescentes
12. Problemas de técnica psicanalítica
13. Da cisão à responsabilidade
14. Inveja e fobia
15. O fim da análise
Fontes
Bibliografia de Armando B. Ferrari
Sobre os organizadores