O tema do Antropoceno, tão caro ao pesquisador Adriano Messias, retorna neste volume em intersecção com os episódios epidêmicos e pandêmicos que assolam a humanidade, chegando até ao covid-19.
Pensar a “Era do Humano” implica considerar o sapiens agente de multifacetadas alterações que modulam e redirecionam a trajetória da civilização e de boa parte das espécies planetárias, e sem possibilidade de retorno a uma condição de maior segurança. Junto às catástrofes do aquecimento dos oceanos, das alterações climáticas e das extinções biológicas, espalhamos – literalmente com as próprias mãos – formas de contaminação que acabam por se transformar em calamidades sanitárias.
Esta obra integra uma longa pesquisa que inclui ainda: Todos os monstros da Terra: bestiários do cinema e do Antropoceno (prêmio Jabuti); Comunicação e Antropoceno: os desafios do humano; Cinema e Antropoceno: novos sintomas do mal-estar na civilização e, no prelo até esta edição, Antropoceno, tratado geral sobre o fim do mundo humano – livros do mesmo autor e editados pela Blucher.
Tem dois pós-doutorados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP/Fapesp). Foi pesquisador na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) em 2016 (Fac. de Filosofia e Letras) e em 2018-2019 (Fac. de Ciências da Comunicação). É doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP/Fapesp), tendo realizado pesquisas na Université Paris 8 (Psicanálise), Université Paris 3 (Cinema) e Universidad de Buenos Aires (Psicanálise). Também passou pela Escuela Lacaniana de Psicoanálisis del Campo Freudiano (ELP), de Barcelona. Tem mestrado em Comunicação Social (UFMG) e graduações em Jornalismo e Letras. Recebeu o Prêmio Jabuti pelo livro Todos os monstros da Terra: bestiários do cinema e da literatura (editado pela Blucher). Possui mais de 150 obras de ficção para crianças e jovens publicadas no Brasil e no exterior.
Saiba mais
Introdução – A tanatopolítica no Brasil da pandemia do covid-19
Parte I – Germes na história humana
1. Germes do corpo, germes da cultura
2. O surgimento dos micro-organismos no planeta
3. A humanidade e as doenças
Parte II – Vírus na biologia e na semiótica
4. O que é um vírus?
Parte III – Covid-19 e tanatopolítica
5. Tudo começou com o negacionismo
6. Pandemônio icônico
7. Alucinações semióticas
8. Redundâncias na comunicação
Parte IV – Quando será a próxima epidemia?
Referências bibliográficas
Referências audiovisuais