Este livro partiu da ideia de organizar uma série de informações voltadas ao universo do marketing e da publicidade àqueles que não vivenciam estas áreas, mas que, de alguma forma, se utilizam do resultado desses trabalhos. A autora, Profa. Dra. Amyris Fernandez, escreve de forma clara e objetiva, explicando os principais conceitos e práticas dentro da comunicação social, descrevendo a atuação dessa área no mundo de hoje.
A Dra. Amyris Fernandez tem mais de 30 anos de experiência executiva em marketing e pesquisa de mercado. Durante os últimos 16 anos, tem se concentrado em mídia digital e mensuração, o que representa, de fato, a vida desse mercado, especialmente no Brasil. Seus projetos de pesquisa incluem América Latina, Europa (Dinamarca, Alemanha) e Estados Unidos. Amyris dedicou sua carreira acadêmica à compreensão da experiência do usuário durante o jogo, com especial interesse em jogos para celulares. Tem ainda amplo conhecimento do consumidor, principalmente da América Latina, e em práticas de segmentação.
Saiba mais
Introdução ao planejamento de mídias digitais
Visão geral do livro
Capítulo 1 - Planejamento estratégico de comunicação
1.1 Ah! O planejamento estratégico das empresas
1.2 Um modelo de comunicação digital
1.2.1 Estratégia
1.2.2 Execução
1.2.3 Analítico
Capítulo 2 - Planejamento de comunicação
2.1 Estrutura de análise da oportunidade
2.1.1 Semeando a oportunidade
2.1.2 Descobrindo o núcleo da oportunidade
2.1.3 Identificando os usuários
2.1.4 Identificando capacitações únicas baseadas em recursos da empresa
2.1.5 Observando a atratividade da oportunidade
2.1.6 Decidindo continuar ou abandonar
2.2 Repensando competitividade e competidores
2.3 Características do consumidor
2.4 Determinando o público-alvo
2.5 Características de consumo de mídia
Capítulo 3 - Mídia display e a cauda longa
3.1 Mídia display
3.2 Search Engine Marketing (SEM) e Search Engine Optimization (SEO)
3.3 A cauda longa
3.4 Formas de negociar o valor dos espaços publicitários
3.4.1 CPA
3.4.2 CPC e COM
Capítulo 4 - Redes Sociais
4.1 Redes sociais - por onde começar
4.2 Monitorando sua presença em redes sociais
4.3 Como participar
4.3.1 Canais proprietários
4.3.2 Canais pagos
4.3.3 Mídia espontânea
4.4 Gestão de riscos e crises
Capítulo 5 - Comunicação em aparelhos celulares e tablets
5.1 Por que celulares?
5.2 Tipos de ações em ambientes móveis
5.2.1 Ações SMS
5.2.2 Ações via bluetooth
5.2.3 Inventário de operadoras
5.2.4 Publicidade Móvel
5.2.4.1 Tablets
Capítulo 6 - Mensuração para publicidade
6.1 Planejamento
6.1.1 Objetivo
6.1.2 Público-alvo - quem estamos tentando atingir e influenciar?
6.1.3 Códigos de acompanhamento de campanha
6.1.4 Período de campanha
6.2 Ecossistema
6.3 Análise
6.3.1 Análises estatísticas
6.3.2 Análise multicanal
6.3.3 Análises de conversão
6.4 E agora?
Capítulo 7 - Fechando o plano de mídia
7.1 Pensando em termos estratégicos
Referências bibliográficas
Anexo 1 - Exercício: Análise crítica de tipos de veículos e suas características
Anexo 2 - Planilha modelo de Planejamento de Mídias digitais