Noções e aplicações
Foi concebido para ser usado como livro-texto num primeiro curso de Mecânica dos Fluidos, nos cursos de graduação em engenharia e nos cursos de nível técnico superior.
A abordagem adotada foi a de desenvolver um entendimento físico-intuitivo da Mecânica dos Fluidos, com um mínimo de desenvolvimento matemático das equações básicas, estando voltado principalmente aos resultados que permitam resolver escoamentos de interesse da engenharia.
Num livro de noções com enfoque nas aplicações, optou-se por apresentar um bom número de tópicos com resultados de aplicação prática, no lugar da generalidade dos equacionamentos e do rigor matemático-conceitual.
O tema é apresentado em oito capítulos organizados em seqüência lógica e articulados que incluem: conceito de tensão viscosa e de pressão, algumas propriedades dos fluidos, manometria, empuxos sobre superfícies submersas, movimento laminar e turbulento, fluxo de massa e de energia nas seções de escoamento de tubos de corrente, equação da continuidade, equação de Bernoulli e equação da quantidade de movimento, análise dimensional e modelos físicos, escoamento em dutos, equipamentos, máquinas e instalações fluido-mecânicas, escoamentos externos: arrasto e sustentação.
Em todos os capítulos há exemplos de aplicação dos conceitos, das fórmulas e das equações apresentadas, com exercícios e respostas no final de cada capítulo.
Considerando que imagens são importantes instrumentos didáticos, um grande número de conceitos e aplicações conta com apoio visual na forma de ilustrações, figuras e fotografias.
Por não procurar esgotar o tema, trata-se de um livro "leve" para leitura e transporte e que motivará o estudante a mantê-lo em sua prateleira para ser consultado ao longo de sua vida profissional.
Professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP onde leciona Mecânica dos Fluidos e Acústica. Orientador do programa de pós-graduação na área de Tecnologia da Arquitetura, na especialidade Acústica Arquitetônica, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. É "Master of Science" e Ph.D. pela "The Pennsylvania State University" - USA. Tem sua linha de pesquisa nas áreas de acústica aplicada e engenharia de controle de ruídos. Estagiou no Centre Scientifique e Technique du Batiment - CSTB em Paris e no Bundensanstalf fur Material Prufung - BAM em Berlim, onde desenvolveu trabalho experimental sobre ruído em instalações hidráulicas. Foi pesquisador do Applied Research Laboratory e do Noise Control Laboratory da "The Pennsylvania State University" - EUA, onde desenvolveu atividades de pesquisa sobre ruído aero e hidrodinâmico. Foi "visiting scientist" no grupo de acústica do National Research Council Canadá, onde desenvolveu pesquisa sobre inteligibilidade da fala em salas. Foi "visiting scholar" no Departamento de Mecânica Teórica e Aplicada da University of Illinois at Urbana-Champaign - EUA, onde desenvolveu pesquisa sobre determinação das frequências de ressonância complexas na sala retangular. Foi "visiting scholar" no Departamento da História da Ciência da University of California, Berkeley, onde desenvolveu trabalho sobre a história da inclusão dos efeitos viscosos nas equações de movimento dos fluidos. Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq de 1985 a 2011. Recebeu da Fapesp, Capes e CNPq diversos auxílios para estagiar e participar de congressos no exterior. Orientou cinco dissertações de mestrado e seis teses de doutorado na área de acústica aplicada. É autor e co-autor de mais de 100 artigos técnicos publicados em revistas e anais de congressos nacionais e internacionais. É autor dos livros: "Acústica Aplicada ao Controle do Ruído" 2ª Edição (Editora Edgard Blucher, São Paulo, 2011), "Mecânica dos Fluidos - Noções e Aplicações" (Editora Blucher, São Paulo, 2010), "Acústica Aplicada ao Controle do Ruído" (Editora Edgard Blucher, São Paulo, 2006). Possui cinco patentes sendo quatro em co-autoria. É parecerista "Ad-hoc" da Fapesp, Capes, CNPq, Fundunesp, Fundação Araucária e da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência. Foi secretário e presidente da Sociedade Brasileira de Acústica - SOBRAC. É membro "fellow" do "Institute of Noise Control Engineering" - INCE - USA e membro associado da "Acoustical Society of America" - ASA - USA.
Saiba mais
CAPÍTULO 1 - CONCEITOS FUNDAMENTAIS1.1. NOÇÃO DE TENSÃO
1.2. DEFINIÇÃO DE FLUIDO
1.3. PARTÍCULA FLUIDA E CONTINUIDADE DO MEIO FLUIDO
1.4. ALGUMAS PROPRIEDADES DOS FLUIDOS
1.5. FLUIDO INCOMPRESSÍVEL
1.6. EXERCÍCIOS
CAPÍTULO 2 - FLUIDOS EM REPOUSO
2.1. LEI DE STEVIN
2.2. PRESSÃO ABSOLUTA E PRESSÃO RELATIVA
2.3. MANÔMETROS
2.4. LEI DE PASCAL
2.5. EMPUXO SOBRE SUPERFÍCIES PLANAS
2.6. EMPUXO SOBRE SUPERFÍCIES CURVAS
2.7. PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES
2.8. EXERCÍCIOS
CAPÍTULO 3 - FLUIDOS EM MOVIMENTO
3.1. EXPERIÊNCIA DE REYNOLDS
3.2. LINHA DE CORRENTE E TUBO DE CORRENTE
3.3. VAZÃO EM VOLUME
3.4. INTEGRAL GENERALIZADA DE FLUXO
3.5. EXERCÍCIOS
CAPÍTULO 4 - EQUAÇÕES DE CONSERVAÇÃO PARA TUBO DE CORRENTE
4.1. EQUAÇÃO DA CONTINUIDADE
4.2. EQUAÇÃO DA ENERGIA
4.3. EQUAÇÃO DA QUANTIDADE DE MOVIMENTO
4.4. EQUAÇÃO DO MOMENTO DA QUANTIDADE DE MOVIMENTO
4.5. APLICABILIDADE DAS EQUAÇÕES DE CONSERVAÇÃO INCOMPRESSÍVEIS O ESCOAMENTO DE GASES
4.6. EXERCÍCIOS
CAPÍTULO 5 - ANÁLISE DIMENSIONAL E MODELOS FÍSICOS
5.1. MOTIVAÇÃO DO ESTUDO
5.2. PROCEDIMENTO PARA OBTENÇÃO DE MONÔMIOS ADIMENSIONAIS
5.3. PRINCIPAIS ADIMENSIONAIS DA MECÂNICA DOS FLUIDOS
5.4. MODELOS FÍSICOS
5.5. EXERCÍCIOS
CAPÍTULO 6 - ESCOAMENTO EM DUTOS
6.1. INTRODUÇÃO
6.2. PERDA DE CARGA EM DUTO FORÇADO
6.3. EXERCÍCIOS
CAPÍTULO 7 - EQUIPAMENTOS, MÁQUINAS E INSTALAÇÕES FLUIDO MECÂNICAS
7.1. MEDIDORES DE VAZÃO
7.2. VÁLVULAS DE CONTROLE
7.3. MÁQUINAS FLUIDO-MECÂNICAS
7.4. INSTALAÇÕES FLUIDO-MECÂNICAS
7.5. EXERCÍCIOS
CAPÍTULO 8 - ARRASTO E SUSTENTAÇÃO
8.1. INTRODUÇÃO
8.2. ARRASTO
8.3. SUSTENTAÇÃO
8.4. EXERCÍCIOS