Letras de design

Evidências da arte comercial de Osaka na imprensa imigrante de São Paulo entre 1921 e 1941

selo: Blucher Open Access | 2024 - 1ª edição

Sinopse

Esta tese tem como objeto de estudo a presença de um estilo de desenho de letras, cuja origem remonta à cidade de Osaka, em anúncios publicitários publicados em jornais impressos na cidade de São Paulo e voltados para a comunidade imigrante japonesa, durante as duas décadas que antecederam a Segunda Guerra Mundial. Os letreiramentos analisados representam um modo de produzir caracteres decorativos, cujo estilo ficou conhecido como “letras de design” (zuan moji), desenvolvido a partir do movimento de arte comercial japonês, que teve seu auge entre as décadas de 1920 e 1930. O corpus da pesquisa é constituído por exemplos de letreiramentos selecionados a partir de anúncios publicados nos jornais Burajiru Asahi Shinbun (Jornal Brasil Asahi), Burajiru Jihō (Notícias do Brasil), Nanbei Shinpō (Notícias da América do Sul), Nippaku Shinbun (Jornal Nipo-brasileiro), Nippon Shinbun (Jornal Japão) e Seishu Shinpō (Semanário de São Paulo), entre os anos de 1921 e 1941. Os métodos de investigação incluem pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e análise dos aspectos contextuais e visuais observados nos anúncios. A pesquisa documental foi realizada em acervos de instituições do Brasil e do Japão. Durante o estágio de pesquisa no Japão, foram consultados centros de pesquisa, bibliotecas e museus que possuem coleções de artefatos gráficos, como cartazes, catálogos de exposições, jornais e revistas produzidos desde o final da era Taishō (1912–1926) até o início da era Shōwa (1926–1989). A análise dos letreiramentos selecionados revelou que o novo gênero de design desenvolvido pelos artistas comerciais japoneses influenciou a composição visual dos anúncios de jornais em língua japonesa de São Paulo. Além disso, essas “letras de design” foram elementos-chave na promoção de eventos comunitários, empresas locais e produtos relevantes para os imigrantes japoneses durante o período entreguerras.

Eduardo Araújo de Ávila

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