Hidráulica, gás, segurança contra incêndio, elétrica, telefonia e NBR 15575: edificações habitacionais - desempenho
Este livro foi desenvolvido com a finalidade de apresentar uma visão conceitual simples e didática dos vários subsistemas das instalações prediais e suas principais interfaces com o projeto de arquitetura.
Durante trinta anos atuando como projetista de instalações, o engenheiro Roberto de Carvalho Júnior constatou vários problemas de compatibilização entre o projeto arquitetônico e os projetos de instalações prediais hidráulico-sanitárias, de gás, de segurança contra incêndio, de elétrica e de telefonia. Como professor de disciplinas de instalações prediais em faculdades de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil, observou a carência e a importância de uma bibliografia que atendesse às necessidades de aprendizado e consulta sobre as principais interfaces físicas e funcionais do projeto arquitetônico com instalações prediais.
Atualmente, a tecnologia BIM (building information modeling ou modelagem de informação da construção) vem sendo cada vez mais utilizada por escritórios de arquitetura e engenharia, tanto no Brasil quanto no exterior. Trata-se de um conceito que envolve o gerenciamento de informações dentro de um edifício desde sua fase inicial de projeto, para o qual é criado um modelo digital que abrange todo o ciclo de vida da edificação. O estudo das instalações prediais e suas interfaces com o projeto arquitetônico é condição básica para que arquitetos e engenheiros utilizem essa nova tecnologia, que surge no mercado para o total gerenciamento de edificações.
Assim, este livro foi desenvolvido com a finalidade de apresentar a arquitetos, engenheiros civis e alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil uma visão conceitual simples e didática dos vários subsistemas das instalações prediais e suas principais interfaces com o projeto de arquitetura, bem como mostrar a necessidade de integração das instalações com os demais subsistemas construtivos envolvidos na construção de um edifício.
Nesta nova edição, o autor incluiu um pequeno resumo do conjunto de normas denominado NBR 15575, Edificações Habitacionais – Desempenho, que foi desenvolvido com a finalidade de estabelecer um padrão de desempenho mínimo nas edificações habitacionais, visando à qualidade e à inovação tecnológica na construção.
É engenheiro civil, licenciado em Matemática com habilitação em Física e Desenho Geométrico. Pós-graduado em Didática do Ensino Superior e mestre em Arquitetura e Urbanismo. Projetista de instalações prediais hidráulicas e sanitárias desde 1982, já elaborou inúmeros projetos de edificações de médio e grande porte, executados em várias cidades do Brasil. Desde 1994, atua na área acadêmica em faculdades de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo como professor das disciplinas de instalações prediais e infraestrutura urbana. É palestrante e autor dos livros “Instalações hidráulicas e o projeto de arquitetura”, “Instalações elétricas e o projeto de arquitetura”, “Sistemas prediais hidráulicos e sanitários: princípios básicos para elaboração de projetos”, “Patologia dos sistemas hidráulicos e sanitários” e “Interfaces prediais”.
Saiba mais
CAPÍTULO 1 - INTERFACES DAS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS
CAPÍTULO 2 - INTERFACES DAS INSTALAÇÕES DE GÁS
CAPÍTULO 3 - INTERFACES DAS INSTALAÇÕES DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS
CAPÍTULO 4 - INTERFACES DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
CAPÍTULO 5 - INTERFACES DAS INSTALAÇÕES DE TELEFONIA
CAPÍTULO 6 - ADEQUAÇÕES DAS INSTALAÇÕES PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
CAPÍTULO 7 - INTERFACES COM A NORMA DE DESEMPENHO (NBR 15575)
REFERÊNCIAS