Durante trinta anos atuando como projetista de instalações, o engenheiro Roberto de Carvalho Júnior constatou vários problemas de compatibilização entre os projetos arquitetônicos e os de instalações prediais hidráulico-sanitárias e elétricas.
Como professor de disciplinas de instalações prediais em faculdades de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, o autor observou a carência e a importância de uma bibliografia que atendesse às necessidades de aprendizado e consulta sobre as interfaces físicas e funcionais do projeto arquitetônico com as instalações hidráulicas prediais.
Na parte 1 deste livro, são apresentados os principais conceitos de instalações prediais de água fria e quente, segurança contra incêndios, esgoto e águas pluviais. Na parte 2, são abordados: as principais interfaces, as novas tecnologias e os conceitos dessas instalações com enfoque no projeto arquitetônico.
O livro foi desenvolvido com a finalidade de apresentar a arquitetos, engenheiros civis e alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil uma visão conceitual mais didática, prática e simplifi cada dos vários subsistemas das instalações hidráulicas prediais, bem como de mostrar a necessidade da integração dessas instalações com os demais subsistemas construtivos envolvidos na construção do edifício.
É engenheiro civil, licenciado em Matemática com habilitação em Física e Desenho Geométrico. Pós-graduado em Didática do Ensino Superior e mestre em Arquitetura e Urbanismo. Projetista de instalações prediais hidráulicas e sanitárias desde 1982, já elaborou inúmeros projetos de edificações de médio e grande porte, executados em várias cidades do Brasil. Desde 1994, atua na área acadêmica em faculdades de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo como professor das disciplinas de instalações prediais e infraestrutura urbana. É palestrante e autor dos livros “Instalações hidráulicas e o projeto de arquitetura”, “Instalações elétricas e o projeto de arquitetura”, “Sistemas prediais hidráulicos e sanitários: princípios básicos para elaboração de projetos”, “Patologia dos sistemas hidráulicos e sanitários” e “Interfaces prediais”.
Saiba mais
PARTE I – INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS
1 ÁGUA FRIA
2 ÁGUA QUENTE
3 SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO
4 ESGOTOS SANITÁRIOS
5 ÁGUAS PLUVIAIS
6 SIMBOLOGIAS UTILIZADAS EM PROJETOS
PARTE II – AS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SUAS INTERFACES COM O PROJETO ARQUITETÔNICO
7 APARELHOS SANITÁRIOS
8 INSTALAÇÕES EM BANHEIROS
9 INSTALAÇÕES EM COZINHAS
10 INSTALAÇÕES EM ÁREAS DE SERVIÇO
11 ÁREAS ERGONÔMICAS
12 ADEQUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES
13 NOVOS CONCEITOS E TECNOLOGIAS
14 PRUMADAS HIDRÁULICAS E ELEMENTOS ESTRUTURAIS
15 NOVOS CONCEITOS DE BANHEIROS
16 COMPARTIMENTOS REBATIDOS
17 INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS EM SISTEMA DRYWALL
18 INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS EM ALVENARIA ESTRUTURAL
19 INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS EM SISTEMA STEEL FRAME
20 INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS EM SISTEMA WOOD FRAME
21 INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS EM SISTEMA CONCRETO + PVC
22 PISO RADIANTE
23 EFEITOS ORNAMENTAIS EM ÁGUA
24 PISCINA NO PROJETO ARQUITETÔNICO
25 ANEXO – NORMA DE DESEMPENHO – NBR 15.575
26 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS