Projetos prediais em baixa tensão
O livro INSTALAÇÕES ELÉTRICAS - PROJETOS PREDIAIS EM BAIXA TENSÃO procura, dentro da concepção da nova Norma Brasileira sobre Instalações Elétricas de Baixa Tensão, apresentar a estudantes de Engenharia, engenheiros, arquitetos e técnicos projetistas uma forma seqüencial de projetar instalações elétricas para residências, prédios de apartamentos, comerciais, de escritórios, industriais, etc.
O programa abrangido pelo texto consta basicamente das seguintes partes:
Localização do consumidor no sistema elétrico da concessionária. Tipos de sistemas de distribuição de energia. Tensões de fornecimento.
Cálculo das cargas elétricas a serem alimentadas pela instalação. Cálculo da iluminação. Cálculo de tomadas diversas. Cálculo de condicionadores de ar tipo janela. Cálculo de motores para acionamento de bombas de água para edifícios. Aquecedores elétricos centrais. Elevadores. Simbologia.
Cálculo dos condutores elétricos de baixa tensão pelos critérios das máximas correntes nominal e de curto-circuito e por queda de tensão. Tipos de isolamento dos condutores. Metrificação das seções transversais. Instalação de condutores em eletrodutos.
Divisão dos circuitos elétricos. Cálculo das proteções contra curto-circuitos e sobrecargas. Disjuntores e fusíveis. Proteção contra choques elétricos na instalação. Seletividade da proteção.
Diagramas elétricos, unifilar, trifilar, diagrama em planta. Quadro de carga. Lista de material. Cálculo da demanda esperada de uma instalação. Instalação de pequenos motores. Cálculo de secionadores, contatores e relés térmicos.
Proteção de edificações contra descargas elétricas atmosféricas. Dimensiona-mento de captores e descidas. Dimensionamento do aterramento dos cabos de descida. Eletrodos de terra verticais e horizontais.
Formado em Engenharia Elétrica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá - EFEI, hoje Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, em 1974. Mestre em ciências pela EFEI em 1976 e doutor em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, em 1989. Foi professor titular da EFEI entre 1974 e 1998; atuou como especialista e superintendente na ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – em dois períodos (1998/2003 e 2004/2006). Na CPFL Energia foi gerente de planejamento e dos departamentos de regulação técnica, comercial e econômica (2004 e 2006/2014). Desde 2014 é consultor internacional do Grupo Mercados Energéticos Consultores (GME) com sedes na Argentina, Uruguai e Brasil. Atua como professor convidado no curso de MBA de Negócios de Energia da Fundação Getúlio Vargas na disciplina Distribuição de Energia Elétrica.
CAPÍTULO 1 - FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA
CAPÍTULO 2 - ILUMINAÇÃO
CAPÍTULO 3 - DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE DOS PONTOS DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA
CAPÍTULO 4 - CONDUTORES ELÉTRICOS DE BAIXA TENSÃO
CAPÍTULO 5 - DIMENSIONAMENTO, PROTEÇÃO E CONTROLE DOS CIRCUITOS ELÉTRICOS
CAPÍTULO 6 - DIAGRAMAS ELÉTRICOS
CAPÍTULO 7 - CÁLCULO DE DEMANDA
CAPÍTULO 8 - INSTALAÇÃO DE MOTORES
CAPÍTULO 9 - INSTALAÇÃO DE PÁRA-RAIOS PARA A PROTEÇÃO DE EDIFICAÇÕES CONTRA DESCARGAS ELÉTRICAS ATMOSFÉRICAS