Diferentes perspectivas
R$ 110,00
ou até 2x de R$ 55,00
Este livro é produto do esforço e do interesse de profissionais de diversas áreas relacionadas à educação e, em especial, à educação escolar.
Diante dessa realidade, o propósito da obra é trazer diferentes olhares para o modo de o pensar e o agir pedagógicos, pois, enquanto o avanço do conhecimento aponta para o princípio da unidade da espécie humana no enfrentamento dos problemas para salvar o planeta e a si mesma, assiste-se à instituição escola fazendo a opção pela separabilidade do que deveria ordenar suas funções. Trata-se aqui da separação entre “educar” e “ensinar”.
A escola, sem ver o aluno na sua integralidade, incumbida do educar, entende que sua função é cuidar da formação racional/cognitiva, deixando à família a educação, compreendida como a formação subjetiva: crenças, valores, hábitos e atitudes, por exemplo. Isto é, separa o aprendizado de conteúdos.
É possível separar o “sujeito cognoscente” do “sujeito desejante”, aquele que responde aos conteúdos com seus desejos, afetos e sentimentos, enfim, com sua subjetividade?
Médico psiquiatra e psicanalista, é professor do curso de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Coautor dos livros Escola como desejo e movimento (Cortez) e Escola, espaço de subjetivação (Blucher) e autor dos livros Pulsões: uma orquestração psicanalítica no compasso entre o corpo e o objeto (Vozes), Acontecimento e linguagem: ensaios de psicanálise e complexidade (Casa do Psicólogo), A casa das coisas (J.A. Cursino & Editores), Paisagens interiores (Atelier do Centro) e Fotossíntese de palavras (Pulsilis).
Professora da experiência pedagógica dos Ginásios Vocacionais, Psicologia da Educação na PUC-SP e no curso de Formação de Professores do CEETPS. É terapeuta formada em Ciência Médica da Homeopatia pela Universidade Federal de Viçosa. Coautora dos livros Escola como desejo e movimento (Cortez), Criança inquieta (On Demand) e Escola, espaço de subjetivação: de Freud a Morin (Blucher) e organizadora dos livros Ensino vocacional: uma pedagogia atual (Cortez) e Competência e competências: contribuição crítica ao debate (Corteza).
Agradecimentos
Prefácio
Esméria Rovai
Introdução
1. A importância dos encontros
Maria Laurinda Ribeiro de Souza
2. Apontamentos para uma educação da agressividade e da visão
Renata Udler Cromberg
3. Processos de subjetivação na escola: o papel dos afetos
Laurinda Ramalho de Almeida
4. Da queixa escolar ao diagnóstico médico-psicológico: o sofrimento psíquico como sofrimento ético-político
Mitsuko Aparecida Makino Antunes, Luciana Renata, Moreira Fonseca e Ana Lydia Santiago
5. Função pendular educ(a)dora, subjetivação e espaço escolar
Ana Carolina C. Soares de Camargo
6. Metaverso, pós-educação, trans-subjetividade?
Terezinha Azerêdo Rios
7. A educação e o espírito do mundo: subjetividade, corpo e tecnologia
Rubens M. Volich e Silvio Hotimsky
8. Criatividade e autoconhecimento
Danilo Tomic
9. Em busca de uma nova racionalidade
Daniel Ferraz Chiozzini, Bartira Mannini e Natália Cardoso Compadre
Palavras finais
Sobre os autores