As ações comunicacionais táteis nos processos de criação
A Coleção Pensando o Design oferece textos relevantes para os estudos em Design. De forma objetiva, séria e original, são abordados importantes temas dentro do largo espectro de atuação do design contemporâneo.
Neste volume, o leitor conhecerá como as superfícies podem se tornar interfaces ativas, capazes de estabelecer uma comunicação através de códigos sensoriais. A investigação busca nos processos criativos os meios geradores e engendradores das ações comunicacionais táteis no design de superfície. As interconexões estabelecidas entre as potencialidades da superfície como interface comunicativa, somadas ao conceito projetivo e industrial do design, propõem novas reflexões e possíveis meios de exploração de recursos e efeitos comunicacionais.
Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é mestre em Antropologia da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, é professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU-USP. É membro do corpo editorial do periódico científico Estudos em Design e membro do Conselho Editorial da Revista Arcos. Foi coordenador do curso de Design da Unicarioca e da Faculdade de Desenho Industrial Silva e Sousa. É autor de vários textos sobre história do design no Brasil. Tem experiência na área de design, atuando principalmente em desenho do produto, ensino do design, identidade visual, e história do design no Brasil.
Saiba maisPriscila L. Farias é Professora Associada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Formada em Design pela FAAP, é Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e Livre-Docente pela FAU USP, onde coordena o LabVisual (Laboratório de Pesquisa em Design Visual), e o bacharelado em Design. É editora do periódico científico InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação e membro do corpo editorial de outras publicações da área de design, no Brasil e no exterior. É autora do livro Tipografia Digital (2ab), de diversos artigos sobre tipografia, semiótica e design gráfico, e uma das coordenadoras da coleção Pensando o Design (Blucher).
Saiba maisRenata Oliveira Teixeira de Freitas nasceu em São José dos Campos, interior de São Paulo, é designer e pesquisadora multidisciplinar, além de observadora e questionadora. Trabalha e presta consultoria nas áreas de design de superfície e design gráfico. Seus interesses e projetos permeiam as artes, tendências, cultura, estampas, cores, formas e texturas que sejam interessantes, inspiradoras e principalmente fora do lugar comum. Graduada em desenho industrial (FAAP). Mestre em comunicação e semiótica (PUC/SP) e atualmente desenvolve sua pesquisa de Doutorado na mesma universidade. Sua dissertação foi finalista no 20º prêmio do Museu da Casa Brasileira. Amante dos livros e do saber, dedica-se a pesquisar as interconexões entre a comunicação sensória, as ciências cognitivas e os modos de pensar e fazer design. Acredita no poder do design para transformar o mundo.
Saiba maisFormou-se em Arquitetura pela Universidade de São Paulo, onde defendeu seu mestrado, doutorado e livre-docência. É coordenador do Curso de Design da FAU-USP e professor do Departamento de Projeto, atuando nos programas de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e em Estética e História da Arte da USP. Foi curador de arte contemporânea da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo de 2009. É líder dos Grupos de Pesquisa DeVIR - Design, Virtualidade, Interação e Redes e Design, Ambiente e Interfaces, ex-assessor científico da Cambridge University Press, Bolsista Produtividade em Pesquisa da UOL, autor do livro Além das formas: introdução ao pensamento contemporâneo no design, nas artes e na arquitetura (Annablume) e de diversos artigos e ensaios sobre design e arquitetura.
Saiba mais
1 Introdução
1.1 Sobre as abordagens do design de superfície
1.2 Sobre a análise processual
2 Propósitos da criação
2.1 Função e destino
2.2 O mercado da experiência emocional
2.3 O trabalho imaterial
2.4 Os sentidos
2.4.1 Aplicação prática dos sentidos
2.4.2 O tato e a superfície
3 Processos de Criação: do geral às especificidades
3.1 O material
3.1.1 Características intrínsecas dos materiais
3.1.2 Características intangíveis dos materiais
3.2 A superfície dos materiais: a textura no design de superfície
3.3 Movimentos tradutórios na busca pela textura
3.4 Recursos criativos: técnicas de expressão
3.5 O módulo
3.6 Procedimentos técnicos de fabricação para trabalhar as superfícies
4 A leitura das superfícies
Considerações finais
Referências bibliográficas