Examinar o fazer design sob o olhar da Nova Retórica é caminhar por um terreno enigmático e sedutor na construção de aportes conceituais para o delineamento de um corpus teórico do Design, que está em franco debate epistemológico.
É doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde é membro do Núcleo de Estudos Design-Linguagens-Transversalidade do Programa de Pós-graduação em Design e mantém atividades de pesquisa e de co-orientação no mestrado. É também membro do Conselho Editorial do periódico digital TRÍADES em Revista. Atua como profissional de Comunicação Social na Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A. (TBG).
Saiba maisÉ doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). É professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde exerce atividades de pesquisa, de docência e de orientação de dissertações e teses junto ao Programa de Pós-graduação em Design. Coordena o Laboratório de Comunicação no Design (LabComDesign) e é responsável pelo Núcleo de Estudos Design-Linguagens- Transversalidade e pela editoria do periódico digital TRÍADES em Revista
Saiba mais
1 - Design/Design Gráfico
2 - A Retórica nas capas de revistas
3 - Tratado da argumentação ferramental para análise/construção do discurso
3.1. Os âmbitos da argumentação
3.2. Os auditórios
3.3. Convencimento e persuasão
3.4. Pontos de partida da argumentação
3.5. Dados do discurs escolha, presença e comunhão
3.6. Técnicas argumentativas
4 - Época/IstoÉ/Veja: um caso em destaque
4.1. A caricatura como argumento
4.2. O equilíbrio visual no etos posto à prova
4.3. Os efeitos gráficos do "acordo prévio sobre o real"
5 - Da prática à teoria, a Retórica do Design Gráfico
Referências bibliográficas