Este livro de Gui Bonsiepe apresenta uma inquietante análise sobre a evolução do design ao longo do século XX, registrando seus principais sucessos e descaminhos. De um lado, relata o desenvolvimento do design, delineado pelas várias políticas econômicas e sociais. De outro, mostra a vacilante trajetória diante do despreparo, acomodação e oportunismo dos seus principais protagonistas. Mas não se limita a analisar e criticar, pois apresenta sugestões sobre os caminhos possíveis no futuro.»
«O autor tornou-se referência mundial na análise das diferenças políticas e econômicas entre o Centro e a Periferia, com seus inevitáveis reflexos na área de design.»
«Segundo o autor, o design perdeu a sua substância quando passou a cuidar das superficialidades, colocando se a serviço da beleza cosmética e lucros fáceis do mercado.»
«Bonsiepe sugere criar uma ciência do design. Para isso, é necessário investir na pesquisa em design para gerar conhecimentos e formar um sólido arcabouço, como acontece com outras disciplinas consolidadas das ciências. Essa ciência do design permitiria criar as bases teóricas e, a partir daí, melhorar a prática projetual. Com isso, o design estaria mais preparado e pronto para oferecer soluções efetivas aos grandes problemas que afligem os povos da América Latina desde a época colonial.»
Itiro Iida
estudou design na hfg-ulm (Hochschule für Gestaltung, Ulm) (1955-1959), onde atuou também como professor titular do Departamento de Design Industrial e Comunicação Visual, até o seu fechamento, em 1968. Após isso, mudou-se para América Latina. No Chile, participou de um programa de assessoramento às pequenas e médias empresas em questões de design industrial (1968-1970) e criou a área de Desenvolvimento de Produtos no Comitê de Investigações Tecnológicas (1971-1973). Na Argentina, criou a área de Desenvolvimento de Produtos, no Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (1974-1976). No Brasil, criou e coordenou o Laboratório Brasileiro de Desenho Industrial - lbdi, em Florianópolis (1984-1987). Trabalhou em escritórios de projeto e foi docente em diversas universidades latino-americanas, europeias, norte-americanas e asiáticas, como a Escola Superior de Desenho Industrial - esdi (Rio de Janeiro), Universidade de Ciências Aplicadas (Köln) e Universidade das Artes (Zurich). Ocupou a vice-presidência do International Council of Societies of Industrial Design - icsid (1973-1975). Publicou diversas obras sobre design industrial e comunicação visual, destacando-se: Teoria e pratica del disegno industriale (Milão, 1975), A
Apresentação - Itiro Iida
Prefácio - Gui Bonsiepe
01. Design e Democracia
02. Algumas Virtudes do Design
03. Identidade - Contraidentidade do Design
04. Cognição e Design - O papel da Visualização para a Socialização dos Conhecimentos
05. Retórica visual-verbal
06. Patterns Audiovisualísticos - uma Contribuição à Semiótica Empírica
07. Um Olhar sobre as Falhas (breakdowns) e Juntas.
08. Entre Ocularismo e Verbocentrismo
09. Pensamento Operacional e Pensamento Contracorrente
10. Racionalismo Militante em um Laboratório de Inovação Cultural
11. Design e Pesquisa do Design - Diferença e Afinidade
12. Inovação, Design e Globalização
Notas de referência
Imagens.