O tema do desenvolvimento moral é complexo e multifacetado. O próprio conceito de moralidade está distante do encontro de um ponto de vista comum. Considerando toda a demanda atual, pautada por conflitos e violência nas escolas, preconceito, desigualdade social, corrupção, ausência de empatia, entre tantas outras questões que assolam nossa sociedade, é urgente que possamos unir a comunidade científica para ampliar as discussões sobre a moralidade. Desenvolvimento moral em discussão reúne importantes pesquisadores brasileiros e internacionais, que têm se debruçado teórica e metodologicamente sobre o assunto, e são eles quem assinam os capítulos da obra.
O leitor encontrará neste livro diferentes temas e abordagens teóricas, além de reflexões, evidências científicas e propostas de intervenção relacionadas ao conhecimento em moralidade. A urgência do desenvolvimento moral é inegável e a preocupação com o direito e o bem-estar das pessoas, sustentada pelas relações justas, é premissa para a nossa sociedade.
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Agradecimentos
Prefácio
Introdução
Parte I – Perspectivas teóricas em discussão
1. Esperança virtuosa: um imperativo moral que transcende o sucesso
1.1 Esperança: uma virtude que visa ao bem comum e transcende o sofrimento
1.2 As lacunas da psicologia da esperança
1.3 Pesquisa
1.4 Esperança virtuosa: uma alternativa para pesquisas quantitativas
1.5 Diálogo
1.6 Reflexão pessoal
1.7 Convocando pesquisadores
Referências
2. O desenvolvimento moral do perdão em relação a raciocínios de justiça
2.1Introdução
2.2 A psicologia do perdão
2.3 Análises iniciais
2.4 Discussão
Referências
3. Generatividade e desenvolvimento moral: possíveis aproximações
3.1Introdução
3.2 Teoria dos domínios sociais (TDS)
3.3 Generatividade
3.4 Pesquisas sobre desenvolvimento moral e generatividade
3.5 Desenvolvimento moral e generatividade em discussão
Referências
4. Julgamento moral e julgamento religioso: aproximações e entrelaçamentos
4.1 Introdução
4.2 Pesquisa
4.3 Diálogo
Referências
5. A moralidade em Carol Gilligan: teoria e revisões
5.1 Introdução
5.2 Pesquisa
5.3 Diálogo
Referências
Parte II – Desenvolvimento moral e contexto
6. Moralidade, justiça e divisão do trabalho doméstico
6.1 Introdução
6.2 Divisão do trabalho doméstico no Brasil
6.3 Raciocínios sobre a divisão de tarefas domésticas: teoria do domínio social
6.4 Pesquisa
6.5 Diálogo
Referências
7. As escolhas das crianças e a resistência (ou não) às estratégias de controle parental
7.1 Introdução
7.2 Domínio pessoal
7.3 Estratégias de controle parental no contexto brasileiro
7.4 Pesquisa
7.5 Diálogo
Referências
8. Conflitos interpessoais dos jovens do ensino médio na perspectiva de domínios sociais
8.1Introdução
8.2 Pesquisa
8.3 Resultados
8.4 Diálogo
Referências
9. Resolução de conflito moral por adolescentes no contexto familiar
9.1 Introdução
9.2 Pesquisa
9.3 Diálogo
Referências
Parte III – Emoções e valores morais
10 Emoções morais: algumas perspectivas, definições e funções
10.1 Introdução
10.2 Pesquisa
10.3 Diálogo
Referências
11. Concepções de perdão em crianças: análise de conteúdo de entrevistas
11.1 Introdução
11.2 Pesquisa
11.3 Diálogo
Referências
12. Empatia e emoções morais pró-sociais: diálogos entre psicologia moral e neurociência
12.1 Introdução
12.2 Desenvolvimento moral e empatia
12.3 Empatia no campo da neurociência
12.4 Empatia, psicologia moral e neurociência: uma análise bibliográfica
12.5 Análise qualitativa
12.6 Diálogo entre psicologia moral e neurociência no estudo da empatia:
limites e possibilidades
Referências
13. Identidade moral: um sistema de representações de si que integra valores morais
13.1 Introdução
13.2 Pesquisa
Referências
Parte IV – Intervenções para o desenvolvimento moral
14. Formando cidadãos orientados para a justiça social: o papel das intervenções curriculares
14.1 Introdução
14.2 Pesquisa
14.3 Diálogo
14.4 Conclusão
Referências
15. Novas perspectivas morais em prática: ética, excelência e engajamento na sala de aula
15.1 Introdução
15.2 O bom trabalho e a educação infantil: ampliando percepções
15.3 Pesquisa: valores, conceitos e brincadeiras
15.4 A educação moral e as práticas escolares dialógicas
Referências
16. Os jogos cooperativos e o desenvolvimento do juízo moral em crianças da educação infantil
16.1 Introdução
16.2 O desenvolvimento do juízo moral e os jogos cooperativos
16.3 Reflexões sobre a práxis pedagógica com os jogos cooperativos e seus possíveis impactos no desenvolvimento moral das crianças
16.4 Considerações finais
Referências
17. Exclusão social e desenvolvimento moral: contribuições da teoria do raciocínio social
17.1 Introdução
17.2 Pesquisa
17.3 Exclusão intergrupal com base nas normas do grupo
17.4 Exclusão intergrupal com base nas condições físicas e psicológicas
17.5 Exclusão intergrupal com base na raça e etnia
17.6 Exclusão intergrupal com base no gênero
17.7 Diálogo
Referências
Sobre os autores
Índice remissivo