Este livro compila trabalhos de pesquisadores da educaçãomatemática da UFPE; UFPA; UFMS e PUC-SP. A temática dos trabalhos é a formaçãode professores do ensino básico, sob a perspectiva teórica da AbordagemDocumental do Didático, cujos autores são os pesquisadores franceses Gueudet eTrouche.
Nessa teoria destacam-se dois constructos: recurso edocumento. Citando Trouche: “Os professores de matemática interagem, em seutrabalho diário, com recursos concebidos para fins de ensino (que nósdenominaremos recursos curriculares, por exemplo, um livro didático) ou comrecursos que não têm finalidade de ensino (por exemplo, um artigo deperiódico). Seus trabalhos com esses recursos, em sala de aula ou fora dela,incluem a seleção, a modificação e a criação de novos recursos. Esse trabalhocriativo é denominado trabalho documental do professor, e seusresultados documentação do professor”.
O livro se destina a professores de matemática e futuros;estudantes de pós-graduação e pesquisadores na área de educação matemática eafins.
Licenciada, bacharel, mestre e doutora em Matemática. Foi professora efetiva da rede estadual de ensino durante 10 anos. Desde 1990 atua na pós-graduação, inicialmente na área da Matemática, e, após 1994, na área da Educação Matemática. Durante um ano (1995 a 1996) desenvolveu estudos de pós-doutoramento, em Educação Matemática, na França. É professora titular do Departamento de Matemática da PUC/SP e professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da mesma Universidade.
Saiba mais
Prefácio
Apresentação
01 - A Abordagem Documental Do Didático nas Publicações em Periódicos Nacionais e Internacionais
Josias Pedro da Silva
Iranete Maria da Silva Lima
02 - O Aporte do Conceito de Trajetória Documental para Análise do Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática
Katiane de Moraes Rocha
03 - Pibid e Jogos Matemáticos
Elisângela Bastos de Mélo Espíndola
Alaide Cecília de Lima
Vitória Moura do Nascimento
04 - Orquestrações Instrumentais Como Pivot da Formação Docente
Rosilângela Lucena
05 - O Livro Didático na Perspectiva de Recurso do Professor de Matemática
Janaína Alves Botelho
Cibelle Assis
06 - Metodologia Reflexiva
Armênio Lannes Xavier Neto
Maria José Ferreira da Silva
07 - Orquestração Instrumental de uma Situação Matemática para o Ensino de Geometria
Sonia Barbosa Camargo Igliori
Marcio Vieira De Almeida
08 - Uma Perspectiva Instrumental para Aprendizagens sobre Variáveis Matemáticas com Excel no 9º Ano do Ensino Fundamental
Ricardo Araujo da Silva
Cibelle Assis
09 - Pensar Recursos para o Ensino de Matemática na Escola Básica
Sonia Barbosa Camargo Igliori
10 - A Gênese Documental e o Contexto Remoto no Desenvolvimento de uma Formação Continuada de Professores
Celina Aparecida Almeida Pereira Abar
Adriana de Oliveira Dias
Breve Currículo Dos Autores