O que um psicanalista que escuta crianças aprende sobre o amor? Grosso modo, a questão da psicanálise gira em torno da relação do sujeito com a falta de objeto e as estratégias para dar contorno ao desamparo. As ditas “histórias de amor” apontam para a promessa de felicidade ao recalcar o impossível, um dos nomes do real para Lacan. A partir de Freud, o amor tende a funcionar como modelo de busca de felicidade e reconhecer a sua natureza ilusória de consolo e de apaziguamento imaginário do mal-estar próprio ao desejo humano num contexto em que o amor se descobre a partir do encontro sempre faltoso do sujeito com o outro e com a sexualidade. Quando três mulheres psicanalistas, tão diferentes entre si, se propõem a fazer uma mesma pergunta tão pouco feita sobre as crianças e o amor, a resposta está neste livro. Cada um dos autores escreveu a partir de questões e elaborações clínicas que convidam os leitores a enriquecer os desdobramentos acerca dessa temática, não apenas valiosa, mas carente de escritos.
É psicanalista, escritora, professora e coordenadora dos cursos de Pós-graduação em Psicologia Hospitalar e da Saúde, Psicopatologia da Infância e da Adolescência e Psicanálise, Clínica e Cultura. Mestre em Educação e doutora em Psicologia pela USP. Coorganizadora dos livros Por uma (nova) psicopatologia da infância e adolescência (Escuta), Desafios atuais das práticas em hospitais e nas instituições de saúde (Escuta), Psicanálise, clínica e cultura (Agalma) e Figurações do tirano e da tirania na atualidade (Blucher, no prelo).
É psicanalista, escritora e professora. Doutora em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Autora dos livros A gente mira no amor e acerta na solidão (Paidós), Amor, desejo e psicanálise (Juruá) e de vários livros de crônicas poéticas. Coautora de O infamiliar na contemporaneidade (Agalma).
É psicanalista, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Autora dos livros Cuidar, educar e prevenir (Escuta), Como a gente vira gente (Inverso). Organizadora e coautora do livro Gênero e sexualidade na infância e adolescência (Ágalma). Coautora e coorganizadora de diversos livros, entre os quais Psicanálise e ações de prevenção na primeira Infância; Por uma (nova) psicopatologia da infância e adolescência (Escuta) e A vivência da morte e do luto na infância e adolescência (Ágalma).
Prefácio
Crazy little thing called love: como amam as crianças
Rosa Maria Marini
Apresentação
A aposta no desencontro e a reinvenção do amor
Michele Kamers
Ana Suy
Rosa Maria Marini
1. Os amores da criança
Alba Flesler
2. O a(mar) da infância
Ana Suy
3. As condições para amar pelas lentes de Miguilim
Isabel Tatit
4. O que a criança demanda?
Malvine Zalcberg
5. O amor da criança do seio à linguagem
Renata Udler Cromberg
6. Como ama as crianças? Sobre o amor e a psicanálise
Michèle Benhaim
7. A fratria: o outro amor da infância
Jean-Michel Vivès
8. Eu me amo. Tu me amas?
Adela Judith Stoppel de Gueller
9. A propósito da função do semelhante: amor e ódio entre irmãos
Maria Cristina Kupfer
Leda Mariza Fischer Bernadino
10. O amor nas infâncias em jogo: diagnóstico, autismo, amizade e comunidade
Esteban Levin
11. O ódio suficientemente bom: sobre mães que amam demais
Rosa Maria Marini
12. Para que serve uma criança? Reflexões sobre o desejo de parentalidade e o mal-estar narcísico contemporâneo
Gabriel Inticher Binkowski
13. A violência materna e o traumático na infância
Michele Kamers
14. Um amor e quatro pistas sobre amor de uma criança
Celso Gutfreind
Sobre os autores