Plinio Montagna tem vasta experiência clínica psicanalítica e neste livro, Alma migrante, consegue associá-la a um vigoroso exame crítico da literatura psicanalítica clássica e da contemporânea. Dentre os frutos de suas elaborações, destacam-se elementos que podem ser aplicados tanto na teoria psicanalítica como no fazer psicanalítico, que sem dúvida podemos estender como intervenções na cultura. O autor nos permite, como leitores, utilizar o livro até mesmo como um manual de consulta, sublinhando, destacando e anotando a psicanálise em suas diversas inserções.
Plinio nos transporta à dimensão estética de seus casos clínicos, levando-nos a admirar o seu objeto de estudo. O livro vai além da transferência e da contratransferência, contemplando a esfera da migração projetiva. Ele nos leva pelo delicado caminhar de uma alma em direção a outra alma, da esfera intersubjetiva ancorada no universo da unidade psicossomática do ser humano. Com linguagem clara e precisa, ele nos conduz por mudanças de settings, propõe alternativas nas relações analista/analisando, revisa conceitos, mostra-nos que o importante é o bem do analisando. Faz-nos ver que temos ainda muito a aprender.
Alfredo Colucci
Analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP)
Analista didata e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e da Associação Brasileira de Psicanálise, atual Federação Brasileira de Psicanálise (Febrapsi). Chair do Committee of Psychoanalysis and Law da International Psychoanalytical Association (IPA). Médico psiquiatra, mestre em psiquiatria e ex-docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Saiba mais
Prefácio
Parte I. Reflexões
Psicanálise e o conceito de resiliência
O rapto das metáforas
Sintaxe do tempo nos tempos de hoje
Sobre a dor de amar
Finitude e transitoriedade
Parte II. Clínica
Tropismos na clínica: tropismo de vida e tropismo de morte
Afeto, somatização e simbolização
Skype análise
Interação psicanalítica com paciente terminal
Psicossoma na prática analítica
Níveis de mutualidade
Parte III. Interfaces
Alma migrante
Subjetivação contemporânea na metrópole
(Multi)parentalidade e subjetivação
Sobre história e construção da subjetividade
Sobre instituições, inclusive as nossas
O visível e o invisível nas tramas da cidade
Posfácio – Alma migrante: um poliedro de inteligibilidade
Índice de nomes
Índice de conceitos