Um mapeamento da gráfica popular
De Recife a Petrolina, os autores perseguem o ducto e os contornos dos caracteres abertos por letristas locais em busca da essência da letra Pernambucana. Através do fluxo dos pincéis dos abridores, anuncia-se de tudo um pouco. Amola-se, concerta-se, costura-se, grava-se na hora. Concerta-se Jesus, vende-se água, cafezinho, cigarro, cartão, drop´s, cachorro quente de charque e churrasqueira B.B.B: boas, bonitas, baratas. E letras. Coloridas, rudes, vibrantes, urbanas, agrestes e sertanejas, brilhando sob o sol de um verão sem fim.
Designer gráfica e pesquisadora na área de design vernacular e tipografia. Doutoranda em Design pela UFPE e sócia da Corisco Design, onde também desenvolve o projeto colaborativo Crimes Tipográficos. Autora do livro 'Tipografia Vernacular Urbana' (Blucher). Integrou a diretoria da ADG Brasil entre 2009-2013. Foi curadora da categoria Popular, Regional e Vernacular da 9ª Bienal da ADG. É autora de fontes tipográficas digitais selecionadas para a 3ª Mostra Tipografia Brasilis, Bienal Letras Latinas 2006, Salão Pernambuco Design 2004 e 2008 e para 10ª Bienal Brasileira de Design Gráfico da ADG Brasil.
Saiba maisDesigner, PhD pela University of Reading, Inglaterra; Pesquisadora PQ 2 - CNPq; Professora do Departamento de Design da UFPE (Graduação e Pós-graduação); Coordenadora da Equipe Associada 1 - PROCAD/CAPES.
Saiba maisEspecialista em design da Informação pela UFPE. Sócio da Corisco Design e fundador do projeto colaborativo Crimes Tipográficos. Designer por formação e fotógrafo por vocação.
Saiba mais
Prefácio | Lia Monica Rossi Apresentação
Uma jornada tipográfica do litoral ao sertão pernambucano
Capítulo 1
Introdução
A gráfica e o letreiramento popular de Pernambuco
1.1 Uma breve reflexão acerca da produção informal de design e a gráfica popular
1.2 Os letreiramentos populares e sua inserção nas paisagens urbanas
1.3 O ofício do pintor de letras - um pouco de história
Capítulo 2
Abridores de Letras
Mapeando a gráfica popular de Pernambuco
2.1 Recife
2.2 Gravatá
2.3 Caruaru
2.4 Arcoverde
2.5 Salgueiro
2.6 Petrolina
Capítulo 3
Um Olhar Tipográfico
Descobrindo padrões visuais
Capítulo 4
Aspectos Técnicos
Materiais e modos de fazer
4.1 Conhecendo os materiais de trabalho
4.2 Entendendo o método geral de trabalho
4.3 Exemplificando alguns processos
Capítulo 5
Considerações Finais
O fim da jornada ou apenas o começo
English Version
Referências