R$ 91,00
A escrita de Marion Minerbo é inconfundível. Reconhecemos sua voz logo nas primeiras linhas de um texto, antes mesmo de sabê-la autora. Algo pouco frequente no meio psicanalítico, Marion fez do trânsito livre e rigoroso entre matrizes conceituais distintas e do permanente diálogo com o leitor sua marca registrada. Em A posteriori: um percurso, testemunhamos o processo de construção dessa voz autoral e as trilhas que constituíram sua identidade psicanalítica. Como indica o título, trata-se da história de um percurso, com trabalhos que perpassam mais de duas décadas de produção. Mas o entrecruzamento de temporalidades – antes, depois e agora – proporcionado pelo a posteriori de sua cuidadosa seleção, sequência e comentários iniciais, oferece a esses trabalhos novos vértices de leitura.
No itinerário dos capítulos, Marion demonstra como o psicanalista, ao “aprender a ler e a relativizar crenças teóricas”, “amplia os horizontes da clínica”, na medida em que nela também reconhece a presença de lógicas socioculturais inconscientes. Caminhos que apontam para a maturidade de um “pensamento clínico”, dentro ou fora da sessão de análise. Pois que o leitor, então, não se engane: esta não é simplesmente uma coletânea de artigos. É antes, nas palavras da própria autora, um memorial científico. Obra que vem reforçar o legado já fecundo de Marion Minerbo para a psicanálise brasileira.
Alexandre Socha
É psicanalista, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Doutora pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Em 2015, foi laureada com o Prêmio Durval Marcondes no XXV Congresso Brasileiro de Psicanálise pelo trabalho Contribuições para uma teoria sobre a constituição do supereu cruel.
Publicou pela Blucher Diálogos sobre a clínica psicanalítica (2016), Neurose e não neurose (2ª edição, 2019), Novos diálogos sobre a clínica psicanalítica (2019), Transferênciaecontratransferência (2ª edição, 2020), A posteriori, um percurso (2020) e Notas sobre a aptidão à felicidade (2023).
Introdução: de onde vim, onde estou
Parte I. Perdendo a ingenuidade
Aprendendo a ler
Relativizando crenças teóricas
O método psicanalítico em Freud
Parte II. Ampliando os horizontes da clínica
Tratamento institucional de transtornos emocionais graves na adolescência: dois casos clínicos
Um olhar psicanalítico na escola
C(ã)es-terapeutas: o enquadre a serviço do método na análise de uma adolescente
Parte III. Interpretando fenômenos socioculturais
Violência contemporânea e desnaturação da linguagem
Um olhar psicanalítico sobre a corrupção
Mudando de posição subjetiva diante da corrupção
Parte IV. Textos de maturidade
Assassinato e sobrevivência do pai
Sobre o supereu cruel
Sobre as depressões
Retorno do recalcado, retorno do clivado
Sobre o pensamento clínico do psicanalista