Uma análise dos letreiramentos populares
A Coleção Pensando o Design oferece textos relevantes para os estudos em Design. De forma objetiva, séria e original, são abordados importantes temas dentro do largo espectro de atuação do design contemporâneo.
Este volume aborda a diversidade da paisagem tipográfica urbana, mais especificamente, os letreiramentos populares, que resistem ao tempo como uma forma de expressão da cultura e da produção espontânea e informal do design - o Design vernacular.
Designer gráfica e pesquisadora na área de design vernacular e tipografia. Doutoranda em Design pela UFPE e sócia da Corisco Design, onde também desenvolve o projeto colaborativo Crimes Tipográficos. Autora do livro 'Tipografia Vernacular Urbana' (Blucher). Integrou a diretoria da ADG Brasil entre 2009-2013. Foi curadora da categoria Popular, Regional e Vernacular da 9ª Bienal da ADG. É autora de fontes tipográficas digitais selecionadas para a 3ª Mostra Tipografia Brasilis, Bienal Letras Latinas 2006, Salão Pernambuco Design 2004 e 2008 e para 10ª Bienal Brasileira de Design Gráfico da ADG Brasil.
Saiba mais
Conteúdo
Introdução
1 - O design como expressão cultural
1.1. O design como produto cultural
1.2. O design global versus o design local: o fenômeno da circularidade cultural
1.3. Definindo o popular, o vernacular e o regional
1.4. Integrando o design formal ao vernacular
2 - As diferentes formas de representação visual da escrita
2.1. Definindo o letreiramento, a caligrafia e a tipografia
2.2. O letreiramento, a caligrafia e a tipografia ao longo da evolução da escrita
2.3. Elementos do estilo tipográfico
3 - Os letreiramentos populares
3.1. O letreiramento popular na paisagem tipográfica urbana
3.2. Breve panorama da pesquisa sobre letreiramentos populares no Brasil e no mundo 58
3.3. O ofício do pintor letrista
4 - Investigando os letreiramentos populares
4.1. Impressões gerais sobre os roteiros
4.2. Análise tipográfica: aspectos intrínsecos
4.3. Análise tipográfica: aspectos extrínsecos
4.4. Análise dos elementos esquemáticos e pictóricos
5 - Investigando os letristas populares
5.1. Três letristas populares do Recife
5.2. Algumas técnicas de confecção de letreiramentos populares
6 - Uma classificação para os letreiramentos populares
6.1. Critério 1: autoria
6.2. Critério 2: forma de representação da linguagem gráfica verbal
6.3. Critério 3: atributos formais
Conclusão
Referências bibliográficas