Fibras, conceitos e tecnologias
De ciência antiga, complexa, com imagem de não amigável à natureza, o setor têxtil tem passado por transformações que seguramente desafiam os setores mais modernos das ciências mais jovens. Desde os tecidos inteligentes, biotecidos para o corpo humano, conduítes de eletricidade, às nanofibras, o setor fica a dever muito pouco para as ciências de ponta.
Trabalhando forte na remodelação de seus processos e insumos, a indústria têxtil caminha a passos largos para atender os conceitos sustentáveis mais estritos. Ao utilizar-se de matérias-primas renováveis, da água estritamente como um veículo que deve ser sempre reusado, o beneficiamento têxtil tende a voltar a fazer parte das indústrias do mundo mais desenvolvido.
Essas evoluções e revoluções jamais teriam êxito se a compreensão da ciência têxtil não fizesse uso dos seus mais básicos conceitos técnicos.
Esta obra, ora disponibilizada, encontra e sempre encontrará demanda, dada a complexidade do beneficiamento têxtil. É uma obra que muito provavelmente não se tornará obsoleta, pois não se compreende o agora sem os corretos entendimentos de toda a base científica.
(25/12/1926 - 29/08/2008) Químico especialista em química têxtil. Formação: Curso de Química Industrial - Instituto Presbiteriano Mackenzie. Colaborador, por longo tempo, na Sandoz S.A., onde ocupou as funções de técnico, gerente técnico e gerente de marketing têxtil e estagiou na matriz da empresa em Basileia, Suíça. Colaborador e consultor nas empresas Novartis e Clariant. Fundador da Associação Brasileira de Químicos e Coloristas Têxteis-ABQCT, foi diretor técnico e, posteriormente, presidente da instituição. Ministrou cursos, publicou diversos artigos técnicos e proferiu inúmeras palestras abordando especialmente a aplicação de corantes na indústria têxtil. É coautor dos livros O beneficiamento têxtil na prática e Chão de fábrica, com Alessandro de Marchi e Felipe Gonçalves de Menezes. Atuou em consultoria e treinamento técnico, prestando serviços à Golden Química do Brasil Ltda.
Saiba mais
1 - Conceito de cor e colorimetria
2 - Classificação geral
3 - Corantes e suas aplicações nos substratos têxteis
4 - Tensoativos
5 - Máquinas de tingimento
6 - Princípios gerais do tingimento
7 - Branqueamento óptico
8 - Controle de qualidade dos tingimentos
9 - Fundamentos teóricos
10 - Tingimento de lã
11 - Tingimento de acetato de celulose
12 - Tingimento de poliéster
13 - Tingimento de misturas de poliéster com fibras celulósicas
14 - Tingimento de fibras poliamídicas
15 - Tingimento de fibras acrílicas com corantes catiônicos
16 - Tingimento de microfibras
17 - Tingimento de fibras celulósicas com corantes diretos
18 - Tingimento de fibras celulósicas com corantes reativos
19 - Tingimento de fibras celulósicas com corantes sulfurosos
20 - Tingimento de fibras celulósicas com corantes
21 - Corantes indigosol
22 - Tingimento de fibras celulósicas com corantes azoicos
23 - O tingimento de fibras mistas
24 - A água na tinturaria
25 - Aspectos econômicos no tingimento têxtil
26 - Aspectos ecológicos do tingimento