R$ 156,00
ou até 3x de R$ 52,00
Esta obra descreve os processos de injeção de carvão pulverizado e de outros materiais em altos-fornos, aciarias e dessulfuração em carro torpedo, com conteúdo extremamente útil a profissionais da área, como operadores, técnicos e engenheiros metalúrgicos e de controle de processos, ou seja, a profissionais dedicados especialmente à indústria siderúrgica.
Aqui, é reunido o conteúdo técnico que é resultado de vinte anos de trabalho, pesquisa, desenvolvimento e experiências práticas no sistema de injeção de carvão pulverizado e em outras plantas de injeção e transporte de sólidos na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda, Rio de Janeiro.
O livro apresenta as características de sistemas de transporte pneumático de carvão, de cal, de carbono e de outros sólidos abrasivos em geral, com seus parâmetros básicos, intertravamentos de segurança, variabilidades toleráveis nas taxas de injeção, bem como a seleção das formas de taxas de injeção. Também são abordados: otimização das malhas típicas para pressão do vaso, vazão de fluidização, vazão de nitrogênio transporte ou arraste e seleção de equipamentos e sensores adequados para um sistema de injeção de carvão pulverizado, um sistema de injeção de titânio e um sistema de injeção de cal em carro torpedo. A modelagem dinâmica dos processos de injeção e de transporte pneumático com estratégias de controle de processo e exemplificação matemática é apresentada para cada processo com resultados práticos e sugestões de estratégias de controle.
O conteúdo deste livro há de induzir o desejo da sua leitura e, certamente, será uma ferramenta de estudo e desenvolvimento de profissionais, contribuindo para elevar seus conhecimentos.
Nasceu em São Lourenço, Minas Gerais, em 1969. Formou-se como técnico em Eletrônica pela Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETEFMC) em 1986. Graduou-se como Engenheiro Eletricista pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) em 1992. Obteve seu título de mestre em Automação e Controle Industrial pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei) em 1995. Em 2011, concluiu seu doutorado em Controle e Automação também na Unifei, com a tese Desenvolvimento do sistema de injeção de carvão pulverizado e controle da vazão de carvão para os altos-fornos da CSN. É especialista em Controle e Automação Industrial na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), onde atua como engenheiro de desenvolvimento sênior em altos-fornos, sistema de injeção de carvão pulverizado, dessulfuração em carro torpedo e sistemas de despoeiramento de casa de corridas e stock-house. É também professor de Acionamentos Elétricos e Automação e Controle Industrial na Universidade Severino Sombra (USS) desde 2007, onde já orientou mais de cinco trabalhos de conclusão de curso. Desde 2000, é sócio da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) e, desde 2009, do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), onde já publicou mais de vinte artigos sobre altos-fornos, sistema de injeção de carvão pulverizado, dessulfuração em carro torpedo e despoeiramento nas áreas de desenvolvimento de sistemas elétricos de potência, acionamentos, instrumentação, controle e automação na área de redução de matérias-primas ferrosas na siderurgia.
Saiba mais
CAPÍTULO 1. INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 2. INJEÇÃO DE CARVÃO PULVERIZADO EM ALTOS-FORNOS
CAPÍTULO 3. CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DA VARIAÇÃO INSTANTÂNEA DA VAZÃO DE CARVÃO PULVERIZADO PARA OS ALTOS-FORNOS
CAPÍTULO 4. EXPANSÃO DA CAPACIDADE NOMINAL DE VAZÃO E REDUÇÃO DAS QUEDAS DE INJEÇÃO
CAPÍTULO 5. PRESSURIZAÇÃO DO ANEL DE FLUIDIZAÇÃO DOS VASOS DE INJEÇÃO
CAPÍTULO 6. NOVA SEQUÊNCIA LÓGICA PARA OS VASOS DE INJEÇÃO
CAPÍTULO 7. DISTRIBUIÇÃO UNIFORME DE CARVÃO PULVERIZADO NAS VENTANEIRAS DOS ALTOS-FORNOS
CAPÍTULO 8. DETECTORES DE FLUXO DE CARVÃO PULVERIZADO
CAPÍTULO 9. MODELAGEM DA MEDIÇÃO DE VAZÃO DE AR QUENTE EM TUBO RETO DE ALTO-FORNO
CAPÍTULO 10. A CORRETA MEDIÇÃO DA VAZÃO DE CARVÃO PULVERIZADO
CAPÍTULO 11. SISTEMA DE MEDIÇÃO DA VAZÃO DE CARVÃO PULVERIZADO
CAPÍTULO 12. MODELAGEM DO TRANSPORTE PNEUMÁTICO DA ESTAÇÃO DE CARVÃO PULVERIZADO
CAPÍTULO 13. MODELAGEM DINÂMICA DA ESTAÇÃO DE CARVÃO
CAPÍTULO 14. ESTRATÉGIAS DE CONTROLE PARA A VAZÃO DE CARVÃO
CAPÍTULO 15. RESULTADOS E CONCLUSÕES SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE CONTROLE PARA A INJEÇÃO EM ALTOS-FORNOS
CAPÍTULO 16. SISTEMA DE INJEÇÃO DE TITÂNIO DO ALTO-FORNO 3 DA CSN
CAPÍTULO 17. DESENVOLVIMENTO DAS ESTAÇÕES DE DESSULFURAÇÃO EM CARRO TORPEDO DA CSN
CAPÍTULO 18. SISTEMA DE INJEÇÃO DE CAL PARA DESSULFURAÇÃO DE FERRO-GUSA EM CARRO TORPEDO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS