Estive diversas vezes em um ou outro dos grandes países da América do Sul e, nessas ocasiões, pude fazer trocas numerosas e frutíferas com os psicanalistas e clínicos sul-americanos. Devo dizer que sempre aprendi muito no contato com eles, e que a acolhida sempre muito favorável, até mesmo entusiasta, às minhas reflexões clínicas e teóricas me encorajou a prossegui-las e desenvolvê-las. Por isso mesmo, agradeço infinitamente aos psicanalistas que me deram a honra do convite a vir trocar com eles, e, mais ainda, àqueles que contribuíram na elaboração deste livro.
René Roussillon
É membro efetivo e analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e da École de Psychosomatique de Paris. É membro aderente da Asociación Psicoanalítica Argentina (APA), doutora pelo Núcleo de Psicanálise da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), coordenadora do Grupo de Estudos de Psicossomática da Escola de Paris e autora do livro Travessia do corporal para o simbólico corporal (CLA, 2014).
Saiba mais
Psicanalista, doutor pelo Núcleo de Psicanálise da PUC-SP. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (2017-2020), da qual é Membro efetivo e docente. Editor da Revista Brasileira de Psicanálise (2010-2014). Diretor de Comunidade e Cultura da FEPAL (2008-9). Foi docente e coordenador do Curso de Especialização Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae e docente do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica CGEAE-PUC-SP. Autor de: Memória e temporalidade: sobre o infantil em Psicanálise; Circuitos da Solidão: entre a clínica e cultura e organizador junto com Magda Khouri de Psicanálise nas tramas da Cidade (Ed. Casa do Psicólogo) e com Eliana Rache de Roussillon na América Latina (Ed. Blucher).
Saiba mais
Prefácio
René Roussillon
Apresentação
Eliana Rache
Bernardo Tanis
1. O pensamento clínico e o analista contemporâneo
Bernardo Tanis
2. A clínica de René Roussillon: um trabalho psicanalítico sob medida
Eliana Rache
3. O paradigma psicanalítico e seus desafios
Leonor Valenti de Greif
4. O sofrimento narcísico-identitário em relação às patologias-limite da infância 95
Martha Isabel Jordán-Quintero
5. A clínica do sofrimento narcísico-identitário: trabalhando com as contribuições teórico-clínicas de René Roussillon
Ana María Chabalgoity
Ema Ponce de León Leiras
6. Contribuições para uma teoria sobre a constituição do supereu cruel
Marion Minerbo
7. Eu sou o mal: pulsão de morte, destrutividade e retorno do estado anterior segundo René Roussillon
Luciane Falcão
8. Agonias corporais em busca de simbolização
Jani Santamaría Linares
9. Quando a ritmicidade proposta pelo enquadre analítico torna-se excessiva e obstáculo ao trabalho de simbolização, ou sobre como fortalecer o símbolo da ausência
Ana María Chabalgoity
Sobre os autores