No dia a dia do agronegócio, a pressão sobre os preços é constante. De um lado estão seus dirigentes, representando os sócios e acionistas, exigindo metas de faturamento e rentabilidade; do outro, estão os agentes de venda e clientes barganhando por preços mais acessíveis além de outras vantagens. Isso tudo sem contar a ação de seus competidores e imposições do mercado. Administrar tantas formas de pressão e manter satisfeitas as partes relacionadas é o grande desafio do gestor de pricing.
Este livro trata de um amplo espectro de temas relacionados à precificação do agronegócio. Desde as variáveis, recursos e limitações envolvidas até as estratégias, políticas, táticas, métodos e ferramentas utilizadas. Seu objetivo é ampliar o domínio do ofertante sobre o preço de venda de seus produtos e, com ele, melhorar sua margem de rentabilidade.
Aplicação: Definição e gerenciamento dos preços de venda.
Consultor especializado em custeio e precificação com larga experiência em indústrias de alimentos e cooperativas agrícolas. Graduado em administração e pós-graduado em Agronegócio pela UFRGS, o autor também é mestre em Ambiente e Desenvolvimento pela Univates, e em gestão empresarial pela Organizzazione Aziendale, na Itália patrocinado pela OIT/ONU. Atuou em banco de investimento como gerente de custos, consultor do Sebrae e membro de Conselho de Administração (Univates), e foi professor universitário de administração e marketing na Unisinos, na Faccat e na Univates. Claudio é autor dos livros Ajustando o Rumo (Sulina), Gestão pela Margem (Qualitymark) e A Empresa Saudável (Artebiz).
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