Fundamentos e estudos de casos
R$ 105,00
ou até 2x de R$ 52,50
Este livro, dividido em dois volumes, possui diversas contribuições dos colegas que se esforçaram durante meses na busca de soluções que pudessem ser implementadas ao longo do período emergencial remoto ocasionado pela pandemia de covid-19.
Esperamos que os resultados possam contribuir com o avanço do ensino e aprendizagem na Engenharia, em específico nas diversas áreas da Engenharia Elétrica, abrangidas pela Sociedade Brasileira de Automática (SBA), não sendo impeditivo que o leitor, ao ter contato com o material, possa adaptá-lo para outras áreas, inclusive fora das Engenharias. Alerta-se que a formação dos engenheiros(as) deve ser pautada nas premissas do século XXI. Os desafios cada vez mais complexos da sociedade exigem uma formação voltada para o desenvolvimento de habilidades transversais, além do tradicional acesso a materiais didáticos e atividades em sala de aula. Nesse sentido, o livro traz reflexões que possibilitam um ensino mais ativo do aluno no processo de aprendizagem.
Esperamos que as teorias, os estudos de casos e as inúmeras referências apresentadas ao longo dos capítulos possam fornecer uma contribuição na área de Educação em Engenharia, pensando na formação de redes de pesquisa e extensão e na melhoria da qualidade da formação de engenheiros no século XXI.
Professor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e membro do Comitê Técnico (TC 9.4) em Control Education do International Federation of Automatic Control (IFAC), da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) e da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE). Foi coordenador do Comitê de Educação em Engenharia da SBA. Tem interesse nas áreas de Sistemas de Controle, Identificação de Sistemas, Instrumentação, Educação em Engenharia e Hidrogênio Verde.
Pesquisador dos Programas de Pós-Graduação em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração e em Ciência da Computação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Membro do Comitê Técnico (TC 9.4) do IFAC e da SBA. Foi vice-coordenador do Comitê de Educação em Engenharia da SBA.
Diretor da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professor e pesquisador na área de robótica e de controle de processos. Foi presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE), coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação e chefe do Departamento de Engenharia de Controle e Automação (DECAT).
Professor adjunto do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem experiência na área de modelagem matemática e identificação de sistemas dinâmicos lineares e não lineares.
Parte I – Fundamentos
1. Laboratórios virtuais e remotos: uma visão geral sobre conceitos e implementações incluindo o Brasil
2. Metodologias ativas no ensino remoto de Engenharia: fundamentos e estratégias
3. Experiências na transição para aulas emergenciais remotas em um curso de graduação em Engenharia Elétrica: resultados da UFF
4. Ensino de circuitos elétricos em tempos de pandemia: a Engenharia (re)descobrindo Paulo Freire
Parte II – Estudos de casos em sistemas embarcados, instrumentação e robótica
5. Abordagem de ensino remoto com softwares gratuitos em laboratório virtual de sistemas embarcados na UFOP
6. Simulador de circuitos PICSimLab para ensino remoto das disciplinas Sistemas Microcontrolados e Sistemas Embarcados na UTFPR
7. Abordagens de Instrumentação Industrial para um ensino remoto participativo
8. Práticas de ensino remoto da robótica utilizando simuladores: estudos de caso com minicurso prático e competição de equipes