Cada vez mais, empresas de diversos setores da economia buscam o conhecimento em Design para aliar sua metodologia à gestão de processos que lidam com as ambiguidades que atingem sistematicamente o mercado. A proposta deste livro é demonstrar a importância de o designer ser incluído nas equipes de gestão e principalmente nos departamentos de planejamento e estratégia voltados à gestão de marcas e identidade das corporações.
A leitura deste conteúdo estimula os estrategistas de qualquer área a refletirem sobre o quão complexo é o processo de geração e manutenção da identidade de uma organização. Além de apresentar subsídios teóricos, formais e, principalmente, práticos para poder acompanhar, desenvolver e efetivar marcas competitivas, mesmo sem conhecimentos profundos de design, mostra os processos e os métodos de construção e monitoramento da identidade de marca para sua gestão em longo prazo. Ferramentas tradicionais são analisadas, como o Manual de Identidade e o Brand book, demonstrando os prós e os contras. Em seguida, apresenta uma nova proposta de modelo dinâmico de gestão da identidade, o GEM (Guia de Expressão da Marca), que monitora e acompanha a marca em seu posicionamento e nas oscilações e mudanças dos seus pontos de contato. O GEM procura ser um guia que evidencia a importância de cada disciplina envolvida na construção de marcas, apontando todas as etapas de um projeto.
Este conteúdo foi estruturado a partir da vivência da autora como designer, estrategista e gestora de identidade corporativa, acompanhando marcas de empresas de pequeno porte a multinacionais por décadas.
É designer e doutora em Ciência da Comunicação pela ECA/USP, tem 30 anos de experiência em desenvolvimento de projetos de comunicação e consultoria de identidade de marcas. É sócia-diretora da Consolo & Cardinali Design desde 1986. É professora de projeto para o curso de Design da Faap e da Facamp. Foi editora e responsável pela realização da Revista ADG, nos seis anos de sua existência. A publicação trouxe à tona os questionamentos dos designers na sua prática profissional, divulgando e fortalecendo a profissão. Cecilia é também responsável pela coordenação brasileira da organização Tipos Latinos, que atualmente possui sede em nove países latino-americanos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela. A Bienal Tipos Latinos 2008 acontece simultaneamente em 12 países latino-americanos. Cecilia representou o Brasil em várias mostras internacionais, seus trabalhos já foram expostos em vários países - Argentina, Chile, México, Portugal, Espanha, França, Bélgica, Croácia, República Tcheca, Polônia e Japão -, além de várias mostras no Brasil. Es diseñadora y Doctora en Ciencias de la Comunicación por la Universidad de San Pablo. Fundó en 1986 la oficina Consolo & Cardinali Design, en colaboración con el diseñador de tipos Luciano Cardinali. Paralelamente, dirige el Lab Cognitivo, oficina dedicada a la investigación del diseño. Concibió la exposición Tipografía Brasilis y en 2004 se hizo cargo de la representación brasileña en la Bienal Letras Latinas y en las ediciones subsecuentes de la Bienal Tipos Latinos.
Saiba mais
PREFÁCIO por Fred Gelli
PRÓLOGO por Cecilia Consolo
INTRODUÇÃO
1. A EXPRESSÃO DA MARCA E A EXPANSÃO DO SEU SIGNIFICADO
2. A CONSTRUÇÃO DAS MARCAS: SÍMBOLOS E LOGOTIPOS
1. Os símbolos no código cultural
2. A herança da heráldica
3. A aplicação das 16 leis da heráldica para o design dos escudos e acomparação com o design de marcas contemporâneas
4. Metodologia aplicada para o design contemporâneo de símbolos e marcas
3. A SISTEMATIZAÇÃO DA IDENTIDADE VISUAL
1. Origem e esgotamento dos manuais de identidade
2. Análise crítica
3. A estrutura do manual de identidade corporativa
4. BRAND BOOKS: UM CAMINHO ABERTO
5. GEM: O GUIA DE EXPRESSÃO DA MARCA
1. A construção de um sistema de expressão
2. Modelo de gestão com acompanhamento sistêmico
REFERÊNCIAS
ÍNDICE DAS IMAGENS