Em seu segundo volume, Lima Barreto na sala de aula apresenta um leque de abordagem da literatura nacional em sala de aula, mediante análise da escrita de um autor que fez da arte literária um mecanismo de reflexão sobre o Brasil de sua época, com narrativas que se tornaram referência de denúncia sobre as injustiças por que passavam os descendentes dos escravizados. Lima Barreto deixou um legado precioso a leitores curiosos por versões das duras realidades ficcionalizadas sobre a discriminação que cerca, ainda hoje, a vida dos negros brasileiros, lançando luz sobre vertentes que constituíram tanto a formação do pensamento quanto das mazelas nas práticas sociais e políticas de nosso país em relação aos desafortunados, em geral, negros ou mestiços, especialmente as mulheres. É nesse sentido que, sabendo da importância atual dos diferentes temas abordados por Lima Barreto, acreditamos que a visita interessada aos textos expostos neste volume trará excelentes frutos a diferentes leitores.
Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo, mestrado em Lingüística Aplicada ao Ensino da Língua Materna pela Universidade de Taubaté, especialização em Língua Portuguesa pela Fundação Rosemar Pimentel, graduação em Pedagogia e em Letras (Português/Inglês) pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Lingüística e Língua Portuguesa, atuando principalmente nas seguintes subáreas: Lingüística Geral; Lingüística Textual; Oralidade e Escrita. Além disso, tem experiência também na área de Educação, na qual desenvolve pesquisas sobre linguagem e autismo.
Saiba maisPossui mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Tem experiência na área de Letras, Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em ensino de língua materna, atuando principalmente nos seguintes temas: gramática e contextualização, escrita, texto, ensino, estratégia de leitura em livro didático, análise do discurso, letramento, discursos de sustentabilidade. Atualmente é professora associada da UFNT, onde atua como vice-coordenadora do PPGLLIT.
Saiba mais
Apresentação
Janete Silva dos Santos
Capítulo 1 – A Oportunidade de Discutir Racismo e Violência de Gênero na Aula de Língua Portuguesa por Meio da Análise do Discurso Literário de Lima Barreto
Silvia Rodrigues Vieira
Juliana Bertucci Barbosa
Capítulo 2 – Questões Raciais e de Gênero em Clara dos Anjos: Uma Proposta para a Sala de Aula
Ana Gabriella Ferreira da Silva Nóbrega
Capítulo 3 – Lima Barreto: Rompendo Barreiras Relato de Projeto Didático
Márcia A. G. Molina
Capítulo 4 – Lima Barreto: Em Conexões de Atos de Ler e de Reexistir
Eliane Cristina Testa
Davi Pereira Gomes
Leomar Alves de Sousa
Capítulo 5 – A Exclusão Racial e Social no Romance Clara dos Anjos e em Quatro Crônicas de Lima Barreto
Jorge Eduardo Magalhães de Mendonça
Capítulo 6 – Apontamentos Sobre Crítica e Raça na Literatura Brasileira: Anotações a Partir de Lima Barreto
Jorge Augusto
Capítulo 7 – O Brasil sob a Perspectiva da “Vila Quilombo”: O que Lima Barreto Pode nos Ensinar?
Denilson Botelho
Capítulo 8 – A Consciência do Impasse: Uma Leitura de Recordações do Escrivão Isaías Caminha
Manoel Freire
Capítulo 9 – Clara dos Anjos: A Continuidade do Racismo no Brasil Pós-Abolição
Alexandre Batista da Silva
Elisa Andrade Costa
Hilma Ribeiro
Capítulo 10 – Discussões Raciais em Lima Barreto: O Caso do Escrivão Isaías Caminha
Lúcia Maria de Assis
Luciana Marino do Nascimento