Esta obra mergulha na interpretação de Lima Barreto, por meio de sua produção literária, sobre o Brasil e sobre as ancoragens dessa sua construção. Através de gestos de leitura embasados em variadas perspectivas (literárias, históricas, sociológicas, filosóficas e linguísticas), os autores apontam imaginários, desfiando materialidades discursivas de textos de Lima Barreto a fim de compreender como os sentidos vão se (des/re)construindo e delineando mosaicos de um Brasil do passado que ainda mantém muitas das mesmas visões e práticas contestáveis quando se pensa em uma sociedade mais democrática e menos desigual.O leitor é convidado a revisitar Lima Barreto e a (re)tensionar suas posições sobre a construção do povo brasileiro e da política brasileira na modernidade, verificando o quanto esse imaginário, construído pela lavra de um escritor negro brasileiro, ainda se presentifica na contemporaneidade em muitas práticas danosas de nossa estrutura e pensamento sociais.
Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo, mestrado em Lingüística Aplicada ao Ensino da Língua Materna pela Universidade de Taubaté, especialização em Língua Portuguesa pela Fundação Rosemar Pimentel, graduação em Pedagogia e em Letras (Português/Inglês) pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Lingüística e Língua Portuguesa, atuando principalmente nas seguintes subáreas: Lingüística Geral; Lingüística Textual; Oralidade e Escrita. Além disso, tem experiência também na área de Educação, na qual desenvolve pesquisas sobre linguagem e autismo.
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Possui mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Tem experiência na área de Letras, Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em ensino de língua materna, atuando principalmente nos seguintes temas: gramática e contextualização, escrita, texto, ensino, estratégia de leitura em livro didático, análise do discurso, letramento, discursos de sustentabilidade. Atualmente é professora associada da UFNT, onde atua como vice-coordenadora do PPGLLIT.
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01- O Brasil de um ‘Triste Visionário’
02- Literatura sem Toilette Gramatical ou Brindes de Sobremesa: A Escrita de Lima Barreto em Defesa da Identidade Linguística Brasileira
03- Purismo Linguístico, Galicismos e Aportuguesamento: Uma Equalização para Além da Ironia em Lima Barreto
04- Doutomania, Conhecimento e Performance Em O Homem Que Sabia Javanês, de Lima Barreto
05- Lima Barreto e a Representação do Saber e da Educação no Início do Século XX: Uma Proposta de Leitura Interdisciplinar na e para a Sala de Aula
06- Lima Barreto Como (PRE)Texto
07- Lima Barreto, Singular e Plural: Letramento Literário em Classes do 8º e 9º Ano numa Escola Particular do Norte de Minas Gerais
08- A Responsabilidade Etnicorracial no Discurso Literário Recordações do Escrivão Isaías Caminha, de Lima Barreto
09- Brasil, Bruzundangas e o Novo Manifesto: Onde Bolsonaro e o Mandachuva se Confundem
10- A Função Pedagógica da Obra de Lima Barreto em Contexto de Ensino de Literatura