“Arquitetura não se ensina, se aprende.” Portanto, é preciso motivar o estudante, para que ele assuma isso e se integre em um processo de trabalho permanente, para seguir se interessando pelo seu campo de estudo e conhecimento, autonomamente, com independência dos programas da escola. Essa livre refl exão, sobre a base da formação do arquiteto contemporâneo, nos remete ao cumprimento dos currículos das matérias ditas técnicas das faculdades de Arquitetura e Urbanismo (FAUs), sempre penoso para alunos e professores. No meu tempo, tirar nota 5 em Geometria Descritiva, no primeiro ano, “valia” o diploma.
O autor e professor Roberto de Carvalho Júnior, engenheiro civil, mestre em Arquitetura e Urbanismo, projetista de instalações prediais, convencionais e complexas, convenceu-se de que, para o apoio de suas atividades, junto a estudantes, futuros arquitetos, era necessário um formato mais adequado, para a abordagem do conhecimento técnico de sua área de dedicação.
É engenheiro civil, licenciado em Matemática com habilitação em Física e Desenho Geométrico. Pós-graduado em Didática do Ensino Superior e mestre em Arquitetura e Urbanismo. Projetista de instalações prediais hidráulicas e sanitárias desde 1982, já elaborou inúmeros projetos de edificações de médio e grande porte, executados em várias cidades do Brasil. Desde 1994, atua na área acadêmica em faculdades de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo como professor das disciplinas de instalações prediais e infraestrutura urbana. É palestrante e autor dos livros “Instalações hidráulicas e o projeto de arquitetura”, “Instalações elétricas e o projeto de arquitetura”, “Sistemas prediais hidráulicos e sanitários: princípios básicos para elaboração de projetos”, “Patologia dos sistemas hidráulicos e sanitários” e “Interfaces prediais”.
Saiba mais
PARTE I – INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS
PARTE II – AS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E SUAS INTERFACES COM O PROJETO ARQUITETÔNICO