Projeto e produção
Este livro dá uma visão panorâmica e didática da Ergonomia. Aborda tanto os aspectos ligados ao projeto de produto, máquinas, equipamentos e ambientes de trabalho, como aqueles relativos aos aspectos operacionais de sistemas produtivos. A aplicação prática dos seus conhecimentos poderá proporcionar uma redução de erros, acidentes, doenças ocupacionais, fadiga e stress no trabalho, e o conseqüente bem-estar e aumento de produtividade dos trabalhadores.
Dessa forma, a sua leitura é recomendada aos profissionais e estudantes de engenharia, desenho industrial, arquitetura, medicina, psicologia, administração e todos os outros que lidem com as questões relativas as interfaces do trabalhador com a máquina, ambiente e a organização do trabalho e as suas conseqüências sobre a saúde e a produtividade humana.
O autor é engenheiro de produção, formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1965, onde realizou também o curso de doutorado, defendendo tese sobre A Ergonomia do Manejo. Foi professor universitário, lecionando diversas disciplinas ligadas à ergonomia e gerência da produção na Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola Superior de Desenho Industrial, Fundação Getúlio Vargas, Universidade Federal da Paraíba e outros. Realizou diversos trabalhos de pesquisa e de consultoria em empresas. Publicou os seguintes livros: Aplicação da Engenharia de Produção, Ergonomia (em co-autoria com Henri A. J. Wierzbicki), Aspectos Ergonômicos do Ônibus Urbano [coordenador), e Pequena e Média Empresa no Japão. Foi um dos fundadores e Presidente da Associação Brasileira de Ergonomia - Abergo - e da Associação Brasileira de Engenharia de Produção - Abepro.
Saiba maisÉ designer, com doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de Toronto, Canadá (1991) e pós-doutorado em Engenharia Ambiental pela Universidade de Waterloo, Canadá (2011). É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFRGS desde 1996, lecionando disciplinas em ergonomia cognitiva/sistemas complexos, macroergonomia, desenvolvimento de produtos e sustentabilidade. É pesquisadora do CNPq e consultora do CNPq e da Capes. Participou da implementação do Sistema de Certificação do Ergonomista Brasileiro (SisCEB/ABERGO).
Saiba mais