O médico desde a antiguidade desfruta de grande prestígio na sociedade e sempre se constituiu em corporação fechada, com regras para nela ingressar. Modernamente, o vestibular concorrido é a primeira regra para alguém se incorporar na carreira de médico. Depois um treinamento da prática por muitos anos, quase sem fim.
Contando causos o autor mostra a trajetória profissional desde o primeiro dia do internato, relatando os desafios, os dilemas e as transformações da medicina que ocorreram nos últimos quarenta anos, até a sofrida experiência de enfrentar, no papel de doente, um câncer simultaneamente com a covid.
Alberto Viladouro é um heterônimo. Alberto é nascido em 1950 na cidade de São Paulo, quarto filho de um casal de imigrantes japoneses chegados ao Brasil nos anos 1930. Teve uma infância normal, vivendo nas ruas como moleque, mas que teve oportunidade de estudar em boa escola pública, tendo feito o curso primário, o ginasial e o colegial no Instituto Estadual de Educação Prof. Alberto Conte.
Médico, formado pela 59ª Turma da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), a melhor dos últimos cem anos. Mais detalhes da sua biografia podem ser vistos com a leitura do livro.