O universo dos sonhos técnicos

Como as inteligências artificiais redefinirão nossa imaginação

selo: Blucher | 2025 - 1ª edição

R$ 65,00

Sinopse

Por muito tempo nos questionamos se as máquinas um dia sonhariam, mas aparentemente estamos diante da possibilidade de que o inverso disso se realize: seremos nós que sonharemos os sonhos das máquinas.

“A imaginação era um privilégio humano.”

Um mergulho nas profundezas do imaginário em nossa história, de Lascaux à modernidade, passando pelo renascimento europeu, pelas artes e pelas revoluções sociais. Devemos questionar: O imaginário deixará de ser um privilégio da humanidade? A criatividade passa a ser disputada, pela primeira vez, com algo não humano? Essas e muitas outras questões surgem nesta obra, e são navegadas com primor, sobre a profunda alteração na cosmovisão da humanidade diante da autonomia imaginária das IA.

“É seguro afirmar que, no esforço de imaginar – isto é, criar imagens –, a humanidade não tem demonstrado excessivo apreço por qualquer ‘realidade’ da captação das imagens que produz [...].”

Marcus Bruzzo

Mestre em Filosofia – Semiótica da Cultura pela Universidade de Tartu, na Estônia. Mestre em Mídia pela ECA-USP. Pós-graduado em Comunicação e Semiótica pela Universidade Anhembi Morumbi e também em História Social da Arte pela PUC-SP. Pesquisador de cultura e tecnologia, atua com gestão de times criativos em design instrucional, novas interfaces e experiências digitais.

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788521225898
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  144 páginas
  • Ano da Edição:  2025
  • Peso:  0,242 kg