No desenvolvimento desta pesquisa procuramos estudar e analisar os instrumentos disponíveis para o professor de Matemática ensinar Combinatória no Ensino Fundamental por processo de Modelagem, bem como seus conhecimentos sobre o objeto matemático em jogo. A pesquisa foi desenvolvida junto à professores da Ensino fundamental e Médio da rede pública de ensino, participantes do projeto de formação continuada no correr do ano de 2002 pelo convênio PUC-SP/SEE. Neste sentido, analisamos os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática do Ensino Fundamental, a Proposta Curricular para o Ensino da Matemática do Estado de São Paulo - 1o grau, e duas coleções de livros didáticos adotados atualmente por professores da rede pública. A seguir na análise dos questionários, sobretudo no questionário 2 se desenvolveu numa perspectiva qualitativa. Para tanto, utilizou-se de cinco questões, das quais três delas foram aplicadas na pesquisa realizada por ESTEVES (2001) e seus resultados validados por nós. Com os dados obtidos pudemos constatar dificuldades de; estabelecer um procedimento sistemático, justificar as respostas, não uso ou pouco uso de representações e dificuldades para reconhecer na formação dos agrupamentos se a ordem é relevante ou não. Finalizando, foram feitas algumas considerações sobre a pesquisa aqui desenvolvida e sugestões para pesquisas futuras.
Doutorando em Educação Matemática pela PUC-SP (início em junho/ 2009), Mestre em Educação Matemática pela PUC-SP (2003), Especialização em Matemática e Estatística pela UFLA-MG (2000) e Aperfeiçoamento em Estatística pelo IME-USP (2003). Possui Licenciatura Plena em Matemática - FATEMA (1999), Graduação em Tecnologia Mecânica - FATECSP (1996), Graduação em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade Iguaçu (2005) e Graduação em Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar pela Universidade Iguaçu (2002). Atualmente é Diretor do INEQ - Instituto Nacional de Educação e Qualificação Profissional, instituto responsável pela gestão dos cursos de Pós- graduação da FMA e também Gestor do pólo de educação a distância da UNIMES VIRTUAL em São Caetano do Sul. Paralelamente é Professor Associado I da Faculdade de Tecnologia de São Paulo, e Professor Responsável pelas disciplinas de Estatística da FATEC-SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: teste de hipóteses, probabilidades, matemática, Cálculo I e II, raciocínio combinatório, modelagem, princípio multiplicativo, formação de professores e escolhas didáticas.
Saiba mais
1 - Apresentação, problemática e procedimentos metodológicos
1.1 Introdução
1.2 Apresentação
1.3 Motivação, problemática e procedimentos metodológicos
2 - O que entendemos por modelagem
2.1 Introdução
2.2 Modelagem
3 - O princípio multiplicativo
3.1 Introdução
3.2 Considerações didáticas
3.3 Considerações sobre o objeto matemático
4 - Análise dos documentos oficiais e livros didáticos
4.1 Introdução
4.2 Transposição didática
4.2.1 Introdução
4.2.2 A noção de transposição didática
4.3 Análise dos parâmetros curriculares nacionais de matemática - 1º ao 4º ciclo do ensino fundamental
4.3.1 Algumas considerações sobre a análise dos pcn-ef
4.4 Análise da proposta curricular do estado de São Paulo para o ensino da matemática (1º grau - 1989)
4.5 Análise de alguns livros de matemática
4.5.1 Introdução
4.5.2 Análise dos livros didáticos
4.5.2.1 Primeira série do ensino fundamental
4.5.2.2 Segunda série do ensino fundamental
4.5.2.3 Terceira série do ensino fundamental
4.5.2.4 Quarta série do ensino fundamental
4.5.2.5 Quinta série do ensino fundamental
4.5.2.6 Sexta série do ensino fundamental
4.5.2.7 Sétima série do ensino fundamental
4.5.2.8 Oitava série do ensino fundamental
4.5.3 Considerações sobre a análise dos livros didáticos de matemática
4.5.4 Comparação das abordagens adotadas nos livros didáticos com a proposta curricular paulista e com os pcn -ef
5 - Questionário 1
5.1 Introdução
5.2 Caracterização dos professores
6 - Questionário 2
6.1 Introdução
6.2 Análise a priori e a posteriori do questionário 2
6.2.1 Primeira questão
6.2.2 Segunda questão
6.2.3 Terceira questão
6.2.4 Quarta questão
6.2.5 Quinta questão
Conclusão
Referências
Anexos