COM FOCO NO ENSINO MÉDIO, ESTA COLECÃO TRAZ UM MATERIAL PRODUZIDO A PARTIR DE PESQUISAS E REFLEXÕES DE PROFESSORES E PESQUISADORES DE DIVERSAS INSTITUICÕES DO BRASIL, QUE SE DESTACARAM NOS ÚLTIMOS ANOS POR SUAS CONTRIBUICÕES NO AVANCO DA EDUCACÃO.
Este livro busca compartilhar diferentes experiências vivenciadas por arte-educadores baseadas em distintas abordagens que se articulam por meio de uma pergunta comum: qual é o lugar de uma educação em arte na contemporaneidade? Os textos presentes integram um conjunto de saberes que defendem uma educação em arte que tome como base a premissa de uma formação humana que acredita no direito de aprender com qualidade e respeito e que valoriza a criação e a construção individual e coletiva de um conhecimento sensível, estético e ético.
É artista visual, pesquisadora, educadora e docente do Departamento de Artes Plásticas (CAP) da ECA-USP. Como pesquisadora e docente, desenvolve estudos sobre a transdisciplinaridade com ênfase nas relações entre arte, educação, meio ambiente, direitos humanos e práticas colaborativas para formação em arte. Coordena o projeto de pesquisa Transdisciplinaridade, Formação e Arte, com ramificações em diferentes subprojetos, como Ateliê Nossa Casa (desde 2011), Projeto Viveiro (2013-2018) e Pibid/USP/ECA (2012-2018), nos quais desenvolve metodologias e abordagens para a realização de uma prática transdisciplinar no diálogo entre arte, natureza e transculturalidade. É pesquisadora do programa de pós-graduação da Universidade de São Paulo, no qual ministra a disciplina Transdisciplinaridade, Plástica Social e Processos de Criação em Arte. Como artista visual, dedica-se ao estudo de territórios com foco na América Latina e processos de ocupação da terra por meio de diferentes linguagens, como fotografia, vídeo, desenho, pintura e ações relacionais. Seus trabalhos investigam a paisagem e o corpo mediados pelo imaginário, a história e a temporalidade. Seus projetos, como Circulos Verdes/Green Circles (2014-2019), Cosas Prohibidas (2017), Otros Territorios (2019) e Tempo para Iroko (desde 2020), investigam processos de colonização e seus desdobramentos na contemporaneidade. Suas ações operam com elementos naturais e culturais de cada espaço escolhido, integrando elementos naturais, documentos e testemunhos. Graduada em Artes Visuais (licenciatura), mestra em História da Arte (dissertação: “O elemento material na obra de Joseph Beuys”) e doutora em Poéticas Visuais (tese: “Do interno no tempo”) pela Unicamp. Organizadora do livro “A reflexão e prática no ensino: artes” (Blucher, 2013).
Saiba maisÉ arte-educadora e professora doutora no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Atua na graduação e na pós-graduação orientando mestrado e doutorado. Pesquisa, a partir do parâmetro da Abordagem Triangular do Ensino da Arte, o universo do ateliê de artes para crianças. Desenvolve, desde a década de 1980, pesquisas e projetos na área de educação em museus e exposições.
Saiba mais
1. O LUGAR DA ARTE NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS
2. ARTE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: A ARTE COMO TERRITÓRIO DE INVENÇÃO
3. MAPAS CONCEITUAIS: DESENHANDO DESCOBERTAS EM ARTE
4. DO AQUECIMENTO/SENSIBILIZAÇÃO CRIATIVA: COMO DESPERTAR E PREPARAR O CORPO E A PSIQUE PARA A PRÁTICA ARTÍSTICA
5. ARTE E HISTÓRIAS DE VIDA
6. EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA PÚBLICA: ENSINAR BARROCO NO ENSINO MÉDIO
7. ARTE AFRICANA: CAMINHOS E PERSPECTIVAS
8. UMA VISITA AO MUSEU VIRTUAL DIGITAL
9. PROJETO VIVEIRO NA ESCOLA: APRENDER A PERTENCER, APRENDER A CUIDAR