R$ 61,00
Esta obra apresenta as análises exergoeconômica e exergoambiental, ambas úteis para a avaliação de projetos de conversão de energia, como termoelétricas, ciclos Rankine orgânicos, plataformas de produção de petróleo e gás, sistemas auxiliados por coletores solares, entre outros.
Calculam-se, assim, os impactos ambientais de cada produto e identificam-se os equipamentos com piores desempenhos econômico e ambiental. A análise permite comparar sistemas diferentes ou alterações de equipamentos no mesmo sistema, ou seja, determinar qual sistema possui menor custo ou impacto ambiental e também qual componente deve ser otimizado para melhorar o desempenho econômico e ambiental de todo o sistema.
O livro destina-se a profissionais que atuam em projetos de sistemas de conversão de energia e a estudantes de pós-graduação em Engenharia Mecânica, Ambiental, de Energia e áreas correlatas. A análise exergoeconômica é amplamente conhecida no meio acadêmico, e utiliza a metodologia do custo específico de exergia (SPECO – Specific Exergy Costing), desenvolvida na Alemanha por George Tsatsaronis e colaboradores, na qual se diferenciam as finalidades dos fluxos de exergia em produtos e combustíveis.
A análise exergoambiental é uma tecnologia nova que o autor aprendeu em seu projeto de pós-doutorado na Technische Universität Berlin (TU Berlin) e que verifica o impacto ambiental de um produto desde o seu ciclo de vida até a disposição final, considerando os insumos de sua produção.
A obra aborda temas como exergia e seus tipos, metodologia SPECO, custos e equações, custo de eletricidade, vapor e água gelada, ecoindicador 99 e sua metodologia no ciclo de vida, cálculo de massa dos componentes e impacto ambiental de processos de produção.
É graduado em Engenharia Química pela Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL/USP), mestre e doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutor em Engenharia Mecânica pelo Institut für Energietechnik da Technische Universität Berlin. Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi professor adjunto de Engenharia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e também no Centro Universitário do Sul de Minas (Unis).
Saiba mais
CAPÍTULO 1. INTRODUÇÃO
Referências
CAPÍTULO 2. EXERGIA
Referências
CAPÍTULO 3. ANÁLISE EXERGOECONÔMICA
3.1 Método SPECO
3.2 Custo
Referências
CAPÍTULO 4. ANÁLISE EXERGOAMBIENTAL
4.1 Ecoindicador 99
4.2 Ciclo de vida
4.3 Metodologia
4.4 Balanço exergoambiental
Referências
CAPÍTULO 5. APLICAÇÕES
5.1 Aplicações
5.2 Resultados
Referências