Esta publicação tem como objetivo auxiliar o construtor a alcançar em suas obras a qualidade total, exigência que vem crescendo em função da competitividade do mercado imobiliário, do controle de desperdícios – antes mascarados pela inflação – e do recente e severo Código de Defesa do Consumidor. Destina-se a estudantes de Engenharia Civil, Arquitetura e escolas técnicas, bem como a profissionais nos primeiros anos de suas atividades.
O trabalho abrange todas as áreas da construção de prédios de médio porte, desde o levantamento topográfico do terreno até a gestão da manutenção da edificação. As informações expostas constam do Manual de Normas Recomendadas para o Canteiro e Especificação para Obras, da construtora do autor, acrescidas de transcrição de trechos de artigos sobre a técnica de construir, em especial das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
É engenheiro civil graduado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) em 1958. Desde 1960, está na direção da Construtora Yazigi e suas coligadas, responsáveis pela construção de cerca de cinco mil moradias – conjuntos habitacionais de interesse social e edifícios de apartamentos (de alto padrão e para população de renda média) –, prédios de escritórios e industriais, hospitais, clubes, shoppings centers, entre outras edificações, totalizando aproximadamente uma centena de obras.
Foi presidente do Conselho do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), membro dos comitês da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para revisão das normas NB 30/78 e NB 596/78, do Colegiado Técnico da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano (SEHAB) da Prefeitura Municipal de São Paulo e do Setor Imobiliário da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). Participou de uma série de cursos técnicos e de administração voltados para construção predial, informática e gestão de empresas. Seus conhecimentos técnicos e sua experiência profissional estão condensados nesta obra.
Saiba mais
Apresentação à 18ª edição
1 Serviços iniciais
2 Instalações provisórias
3 Serviços gerais
4 Trabalhos em terra
5 Fundações
6 Estrutura
7 Instalações
8 Alvenaria e outras divisórias
9 Cobertura
10 Tratamento
11 Esquadria
12 Revestimento
13 Piso e pavimentação
14 Rodapé, soleira e peitoril
15 Ferragem para esquadria
16 Vidro
17 Pintura
18 Aparelhos
19 Jardim
20 Limpeza
21 Responsabilidade sobre a edificação
22 Anexos
23 Referências bibliográficas