Este livro abrange o período da história da matemática no Brasil, que vai do século XVIII às duas primeiras décadas do século XXI.
O conteúdo deste trabalho é uma referência e um legado para a geração atual e futura de brasileiros interessados em conhecer os primórdios dos estudos e das pesquisas em matemática no Brasil.
No período de 1811 à década de 1920, o estudo é empreendido via caracterização do meio intelectual brasileiro, bem como por meio da análise de teses sobre matemática, que foram apresentadas à Escola Militar e às suas sucessoras para obtenção do grau de doutor em Ciências Matemáticas e depois em Ciências Físicas e Matemáticas. A partir da década de 1930, abordamos o desenvolvimento do ensino de matemática nas faculdades de ciências, ressaltando a colaboração de matemáticos estrangeiros que vieram trabalhar no Brasil como professores visitantes e a institucionalização, por parte do governo federal, dos programas de pós-graduação stricto sensu em matemática no país.
Graduado em Matemática pela UFPR, mestre em Ciências pela UFRJ e doutor em Ciências pela USP. Professor aposentado pelo departamento de Matemática da UFPR. Reviewer para ZbMATH OPEN, com mais de 390 resenhas publicadas e consultor da Revista Brasileira de História da Matemática (RBHM). Autor de vários livros, entre eles: A matemática no Brasil: história de seu desenvolvimento, Blucher, 2022; Início e consolidação da pesquisa matemática no Brasil, Blucher, 2022; Um acadêmico lutando com a indiferença, 2022, Blucher; The Academic Life and Influence of Mathematician Luís Adauto da Justa Medeiros, 2021, Lambert Academic Publishing; A vida acadêmica e a influência do matemático Luís Adauto da Justa Medeiros, 2020, IM-UFRJ; Otto de Alencar Silva: uma coletânea de estudos e ensaios, UFC, 1993. Autor de artigos publicados sobre quase grupos e suas representações e sobre história da Matemática no Brasil
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