Esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso da Internet como recurso pedagógico para a realização de pesquisas escolares, orientada por WebQuest, em uma escola pública do Distrito Federal. Trata-se de uma pesquisa-ação que implementou uma WebQuest a fim de orientar tais pesquisas. Foi desenvolvida em uma turma de 23 alunos de terceira série do ensino fundamental de uma escola pública de Taguatinga que faz uso da Internet em sala de aula. Os alunos realizaram pesquisa sobre alimentação saudável com o auxílio de uma WebQuest, elaborada pela pesquisadora e explorada pelos alunos no laboratório de informática da escola. Todas as sessões foram observadas sistematicamente pela pesquisadora, registradas em um diário de campo e posteriormente analisadas. Após a implementação da referida ferramenta, entrevistou-se os estudantes, usuários da WebQuest, através da metodologia de grupo focal, e a professora responsável pelo laboratório de informática, com a entrevista individual semi-estruturada. Os dados indicam que a WebQuest como metodologia para a pesquisa escolar com base na internet facilita o processo de busca e trato das informações encontradas na grande rede de computadores e por conseqüência facilita a aquisição de conhecimentos. É uma metodologia que promove a motivação do estudante ao realizar pesquisas na internet, sem que o mesmo se disperse nas teias de informações ali disponíveis. Ressalta-se a importância da capacitação dos professores da rede pública de ensino do DF para a elaboração e utilização de WebQuest´s de forma que haja continuidade no uso da internet como ferramenta, mas de forma consciente e planejada.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (1994), Especialização em Informática na Educação (UnB), 1999 e Mestrado em Eduação (UCB), 2006. Atualmente é Professora na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e na Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas (FACITEC). Atua em programas de Educação a Distância como tutora em ambientes virtuais de aprendizagem como Moodle, Positivo, e-proinfo, etc. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Eduacação a Distância, Tecnologias na Educação e Inclusão Digital.
Saiba mais
Capítulo I - O PROBLEMA
Introdução
Problema
Justificativa
Objetivos
Objetivo geral
Objetivos específicos
Definição de Termos
Organização do Estudo
Capítulo II - REVISÃO DA LITERATURA
Internet na Educação
Pesquisa Escolar Mediada pela Internet
Aprendizagem Colaborativa
Aprendizagem Colaborativa Assistida por Computadores
WebQuest
Capítulo III - METODOLOGIA
Participantes
Instrumentos de Coletas de Dados
Coleta dos dados
Materiais
Análise dos dados
Capítulo IV - RESULTADOS
Capítulo V - DISCUSSÃO, CONSIDERAÇÕES E RECOMENDAÇÕES
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANEXOS